AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Valdecir
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gambaro, Daniel, Chaudhry, Alia Nasim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139
Resumo: O presente artigo observa os efeitos da queda de audiência da TV aberta brasileira, especialmente as mudanças na organização das grades de programação e no jornalismo. Desde o início dos anos 2000, as emissoras vêm sofrendo diminuição de público, o que se acentuou a partir de 2006. Como resultado, algumas mudanças estão sendo incorporadas na programação, como maior tempo de programas ao vivo e o diálogo com plataformas digitais, em busca de maior interatividade do espectador. No caso do jornalismo, a maior duração no ar é acompanhada de uma ênfase maior no entretenimento. Este artigo descreve e analisa as mudanças e estratégias das emissoras de televisão para manter a viabilidade do modelo televisivo atual.
id UCS-5_90538402fcbca456728377bb7563371d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4139
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTAcomunicação, televisão, mídiatelevisão; medição de audiência; grade de programação; jornalismoO presente artigo observa os efeitos da queda de audiência da TV aberta brasileira, especialmente as mudanças na organização das grades de programação e no jornalismo. Desde o início dos anos 2000, as emissoras vêm sofrendo diminuição de público, o que se acentuou a partir de 2006. Como resultado, algumas mudanças estão sendo incorporadas na programação, como maior tempo de programas ao vivo e o diálogo com plataformas digitais, em busca de maior interatividade do espectador. No caso do jornalismo, a maior duração no ar é acompanhada de uma ênfase maior no entretenimento. Este artigo descreve e analisa as mudanças e estratégias das emissoras de televisão para manter a viabilidade do modelo televisivo atual. Universidade de Caxias do Sul - UCSBecker, ValdecirGambaro, DanielChaudhry, Alia Nasim2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 29 (2016): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139/2628http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/4139/1277http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/4139/1278http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/4139/1279Direitos autorais 2016 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:33:38Zoai:vkali30.ucs.br:article/4139Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:33:38Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
title AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
spellingShingle AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
Becker, Valdecir
comunicação, televisão, mídia
televisão; medição de audiência; grade de programação; jornalismo
title_short AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
title_full AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
title_fullStr AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
title_full_unstemmed AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
title_sort AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
author Becker, Valdecir
author_facet Becker, Valdecir
Gambaro, Daniel
Chaudhry, Alia Nasim
author_role author
author2 Gambaro, Daniel
Chaudhry, Alia Nasim
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Valdecir
Gambaro, Daniel
Chaudhry, Alia Nasim
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação, televisão, mídia
televisão; medição de audiência; grade de programação; jornalismo
topic comunicação, televisão, mídia
televisão; medição de audiência; grade de programação; jornalismo
description O presente artigo observa os efeitos da queda de audiência da TV aberta brasileira, especialmente as mudanças na organização das grades de programação e no jornalismo. Desde o início dos anos 2000, as emissoras vêm sofrendo diminuição de público, o que se acentuou a partir de 2006. Como resultado, algumas mudanças estão sendo incorporadas na programação, como maior tempo de programas ao vivo e o diálogo com plataformas digitais, em busca de maior interatividade do espectador. No caso do jornalismo, a maior duração no ar é acompanhada de uma ênfase maior no entretenimento. Este artigo descreve e analisa as mudanças e estratégias das emissoras de televisão para manter a viabilidade do modelo televisivo atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139/2628
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/4139/1277
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/4139/1278
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/4139/1279
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 29 (2016): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248777166848