Um estudo de recepção sobre as tele-consultas médicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/19 |
Resumo: | This paper presents the results of research, based on Verón's (1985) reading contract, into reception of two television programs in which physicians respond to viewer questions. Representations present in both programs - which focus on women's reproductive health - are analysed, focusing on the menstrual cycle and its disturbances and then comparing the programs' discursive strategies with a part of the audience's strategies for their consumption, reception and use. Theoretical and methodological reflections follow, on how to establish links between television's multiple offerings and the actual readings, interpretations,appropriation and consumtion by the audience |
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Um estudo de recepção sobre as tele-consultas médicasRecepçãoTelevisãoGêneroThis paper presents the results of research, based on Verón's (1985) reading contract, into reception of two television programs in which physicians respond to viewer questions. Representations present in both programs - which focus on women's reproductive health - are analysed, focusing on the menstrual cycle and its disturbances and then comparing the programs' discursive strategies with a part of the audience's strategies for their consumption, reception and use. Theoretical and methodological reflections follow, on how to establish links between television's multiple offerings and the actual readings, interpretations,appropriation and consumtion by the audiencePresentamos resultados de una investigación sobre la recepción de programas de televisión donde médicos responden a consultas del público, mediante el análisis del contrato de lectura (Verón, 1985) de esos programas. Analizamos las representaciones articuladas por los dos programas (que tratan de la salud reproductiva de las mujeres) centrándonos en el ciclo menstrual y sus transtornos para, después, analizar y comparar las estrategias discursivas propuestas por las emisiones com las estrategais de consumo, recepción y usos de los programas realizados por un sector de la audiencia. Pretendemos reflexionar teórica y metodologicamente, sobre como se establecen vínculos entre las múltiples ofertas de consumo elaboradas por la televisión y las lecturas, interpretaciones, apropiaciones y consumos realizados por los receptores.Apresentamos resultados de uma pesquisa de recepção de programas de televisão onde médicos respondem a consultas do público, mediante a análise do contrato de leitura (Verón, 1985) dos programas. Analisamos as representações articuladas pelos dois programas – que versam sobre a saúde reprodutiva das mulheres - focalizando no ciclo menstrual e seus transtornos para, depois, analisar e comparar as estratégias discursivas propostas pelas emissões com as estratégias de consumo, recepção e usos dos programas, realizados por um setor da audiência. Pretendemos refletir e analisar teórica e metodologicamente, sobre como se estabelecem vínculos entre as múltiplas ofertas de consumo elaboradas pela televisão e as leituras, interpretações, apropriações e consumos efetivamente realizados pelos receptores.ABEC2004-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1910.30962/ec.19E-Compós; Vol. 1 (2004)E-Compós; Vol. 1 (2004)E-Compós; v. 1 (2004)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/19/20Natansohn, L. Gracielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:31:42Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/19Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:31:42E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
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