Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647 |
Resumo: | Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos. |
id |
ANPPC-1_482aff7a49abf45b96c330c74a0aeafc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/1647 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativaMigração. Empreendedorismo. Consumo Cultural.Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos. ABEC2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/164710.30962/ec.1647E-Compós; Vol. 22 (2019)E-Compós; Vol. 22 (2019)E-Compós; v. 22 (2019)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647/1955Copyright (c) 2019 Sofia Cavalcanti Zanforlin, Renata Maria do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanforlin, Sofia Cavalcantido Amaral, Renata Maria2020-05-20T04:31:38Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/1647Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2020-05-20T04:31:38E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
title |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
spellingShingle |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa Zanforlin, Sofia Cavalcanti Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural. |
title_short |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
title_full |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
title_fullStr |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
title_sort |
Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa |
author |
Zanforlin, Sofia Cavalcanti |
author_facet |
Zanforlin, Sofia Cavalcanti do Amaral, Renata Maria |
author_role |
author |
author2 |
do Amaral, Renata Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanforlin, Sofia Cavalcanti do Amaral, Renata Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural. |
topic |
Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural. |
description |
Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647 10.30962/ec.1647 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.1647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647/1955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sofia Cavalcanti Zanforlin, Renata Maria do Amaral info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sofia Cavalcanti Zanforlin, Renata Maria do Amaral |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 22 (2019) E-Compós; Vol. 22 (2019) E-Compós; v. 22 (2019) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045734860226560 |