Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanforlin, Sofia Cavalcanti
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: do Amaral, Renata Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647
Resumo: Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos.  
id ANPPC-1_482aff7a49abf45b96c330c74a0aeafc
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/1647
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativaMigração. Empreendedorismo. Consumo Cultural.Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos.  ABEC2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/164710.30962/ec.1647E-Compós; Vol. 22 (2019)E-Compós; Vol. 22 (2019)E-Compós; v. 22 (2019)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647/1955Copyright (c) 2019 Sofia Cavalcanti Zanforlin, Renata Maria do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanforlin, Sofia Cavalcantido Amaral, Renata Maria2020-05-20T04:31:38Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/1647Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2020-05-20T04:31:38E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
title Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
spellingShingle Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
Zanforlin, Sofia Cavalcanti
Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural.
title_short Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
title_full Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
title_fullStr Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
title_full_unstemmed Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
title_sort Empreendedorismo para Migrantes:: relações entre gastronomia, consumo cultural e economia criativa
author Zanforlin, Sofia Cavalcanti
author_facet Zanforlin, Sofia Cavalcanti
do Amaral, Renata Maria
author_role author
author2 do Amaral, Renata Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanforlin, Sofia Cavalcanti
do Amaral, Renata Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural.
topic Migração. Empreendedorismo. Consumo Cultural.
description Este artigo analisa o projeto Raízes na Cozinha, desenvolvido em São Paulo em 2017 pela ONG Migraflix, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O projeto capacitou migrantes a se tornar empreendedores vendendo comida de seus países de origem. O objetivo do artigo é discutir a experiência por dois vieses: a análise da gastronomia como experiência cosmopolita e promoção do consumo cultural e a problematização do empreendedorismo social como meio de integração econômica à sociedade, com ênfase na economia criativa. A midiatização perpassa o projeto pois, na economia da cultura, os migrantes precisam, além de ser empresas, ser mídias de si mesmos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647
10.30962/ec.1647
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647
identifier_str_mv 10.30962/ec.1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1647/1955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sofia Cavalcanti Zanforlin, Renata Maria do Amaral
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sofia Cavalcanti Zanforlin, Renata Maria do Amaral
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 22 (2019)
E-Compós; Vol. 22 (2019)
E-Compós; v. 22 (2019)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045734860226560