Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davel, Eduardo Paes Barreto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Corá, Maria Amelia Jundurian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25467
Resumo: A pesquisa sobre empreendedorismo cultural é dispersa: diversas são as abordagens e conceitualizações sobre como a cultura afeta o empreendedorismo e como o empreendedorismo afeta a cultura. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um esquema conceitual que permita conciliar essas diferentes abordagens, no intuito de se propor uma agenda integrada de pesquisa sobre o empreendedorismo cultural. Como resultado da pesquisa, três abordagens foram identificadas, formuladas e apresentadas: a) a cultura como discurso simbólico (recurso retórico); b) a cultura como processo de criação simbólica; e c) a cultura como consumo simbólico. A integração dessas abordagens é proposta e discutida.
id UFBA-2_2db851127f590603b0349235d6142f8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25467
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Davel, Eduardo Paes BarretoCorá, Maria Amelia Jundurian2018-03-07T17:44:40Z2018-03-07T17:44:40Z20161983-3717http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25467v. 9, n. 1, p. 363-397A pesquisa sobre empreendedorismo cultural é dispersa: diversas são as abordagens e conceitualizações sobre como a cultura afeta o empreendedorismo e como o empreendedorismo afeta a cultura. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um esquema conceitual que permita conciliar essas diferentes abordagens, no intuito de se propor uma agenda integrada de pesquisa sobre o empreendedorismo cultural. Como resultado da pesquisa, três abordagens foram identificadas, formuladas e apresentadas: a) a cultura como discurso simbólico (recurso retórico); b) a cultura como processo de criação simbólica; e c) a cultura como consumo simbólico. A integração dessas abordagens é proposta e discutida.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-03-05T20:36:30Z No. of bitstreams: 1 Empreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdf: 266084 bytes, checksum: 61f053670ddb871370cc9454da30d5f3 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-07T17:44:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Empreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdf: 266084 bytes, checksum: 61f053670ddb871370cc9454da30d5f3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-07T17:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Empreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdf: 266084 bytes, checksum: 61f053670ddb871370cc9454da30d5f3 (MD5) Previous issue date: 2016SalvadorUFBABrasilhttp://dx.doi.org/10.9771/pcr.v9i1.10035reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAEmpreendedorismo culturalDiscurso simbólicoCriação simbólicaConsumo simbólicoEmpreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALEmpreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdfEmpreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdfapplication/pdf266084https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25467/1/Empreendedorismo%20Cultural%20cultura%20como%20discurso%2c%20cria%c3%a7%c3%a3o%20e%20consumo%20simb%c3%b3lico.pdf61f053670ddb871370cc9454da30d5f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25467/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTEmpreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdf.txtEmpreendedorismo Cultural cultura como discurso, criação e consumo simbólico.pdf.txtExtracted texttext/plain71687https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25467/3/Empreendedorismo%20Cultural%20cultura%20como%20discurso%2c%20cria%c3%a7%c3%a3o%20e%20consumo%20simb%c3%b3lico.pdf.txt25ea1579f0af24c775fc5706aad31c48MD53ri/254672022-03-09 20:42:10.881oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-09T23:42:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
title Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
spellingShingle Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
Davel, Eduardo Paes Barreto
Empreendedorismo cultural
Discurso simbólico
Criação simbólica
Consumo simbólico
title_short Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
title_full Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
title_fullStr Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
title_full_unstemmed Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
title_sort Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico
author Davel, Eduardo Paes Barreto
author_facet Davel, Eduardo Paes Barreto
Corá, Maria Amelia Jundurian
author_role author
author2 Corá, Maria Amelia Jundurian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davel, Eduardo Paes Barreto
Corá, Maria Amelia Jundurian
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo cultural
Discurso simbólico
Criação simbólica
Consumo simbólico
topic Empreendedorismo cultural
Discurso simbólico
Criação simbólica
Consumo simbólico
description A pesquisa sobre empreendedorismo cultural é dispersa: diversas são as abordagens e conceitualizações sobre como a cultura afeta o empreendedorismo e como o empreendedorismo afeta a cultura. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um esquema conceitual que permita conciliar essas diferentes abordagens, no intuito de se propor uma agenda integrada de pesquisa sobre o empreendedorismo cultural. Como resultado da pesquisa, três abordagens foram identificadas, formuladas e apresentadas: a) a cultura como discurso simbólico (recurso retórico); b) a cultura como processo de criação simbólica; e c) a cultura como consumo simbólico. A integração dessas abordagens é proposta e discutida.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-07T17:44:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-07T17:44:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25467
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1983-3717
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 9, n. 1, p. 363-397
identifier_str_mv 1983-3717
v. 9, n. 1, p. 363-397
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.9771/pcr.v9i1.10035
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25467/1/Empreendedorismo%20Cultural%20cultura%20como%20discurso%2c%20cria%c3%a7%c3%a3o%20e%20consumo%20simb%c3%b3lico.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25467/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25467/3/Empreendedorismo%20Cultural%20cultura%20como%20discurso%2c%20cria%c3%a7%c3%a3o%20e%20consumo%20simb%c3%b3lico.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 61f053670ddb871370cc9454da30d5f3
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
25ea1579f0af24c775fc5706aad31c48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459556072718336