O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Danilo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173
Resumo: One of the most important Brazilian rock characteristics is It's circulation on the phonographic mainstream. The Brazilian rock, in fifty years of history, was always sold by majors, was in Brazilian soup-operas soundtracks, and so on. But, in the last decades, it’s possible to note the formation of a middle circuit, between the mainstream and underground. The most important factors of that phenomenon are the takeover of the Brazilian eighty’s rock and roll, the rise of the digital technologies of record and the internet. This article will investigate how this change in the circulation of Brazilian rock reflects on other characteristics of the genre.
id ANPPC-1_e800618cbad1d120a710915e90ce3b71
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/173
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no BrasilRock brasileiroGêneros midiáticosInternetOne of the most important Brazilian rock characteristics is It's circulation on the phonographic mainstream. The Brazilian rock, in fifty years of history, was always sold by majors, was in Brazilian soup-operas soundtracks, and so on. But, in the last decades, it’s possible to note the formation of a middle circuit, between the mainstream and underground. The most important factors of that phenomenon are the takeover of the Brazilian eighty’s rock and roll, the rise of the digital technologies of record and the internet. This article will investigate how this change in the circulation of Brazilian rock reflects on other characteristics of the genre.Una de las principales características del rock brasileño es que siempre ha circulado por el mainstream fonográfico. En cincuenta años de historia, el rock brasileño fué lanzado por grandes empresas, estuvo en bandas sonoras de telenovelas, dentre otros elementos típicos de este modelo de distribución. Pero en las ultimas dos décadas, es posible notar la formación de un circuito de rock brasileño entre el mainstream y el underground, un circuito medio. Los principales factores que posibilitaron la formación de este circuito fueron la resaca del rock brasileño de los años 80, la aparición de nuevas tecnologias de grabación y, principalmente, la posibilidad de distribución desde internet. El objeto de este artículo es investigar si este cambio en la manera como el rock brasileño circula en la industria fonográfica ha producido otros cambios más extensos en el género.Uma das principais características do rock brasileiro é que ele sempre circulou pelo mainstream fonográfico. Em cinqüenta anos de história, o rock brasileiro foi lançado por grandes gravadoras, esteve em trilhas sonoras de telenovelas, entre outros elementos típicos desse modelo de distribuição. Mas, nas últimas duas décadas, é possível notar a formação de um circuito de rock brasileiro entre o mainstream e o underground, um circuito médio. Os principais fatores que possibilitaram a formação desse circuito foram a ressaca do rock brasileiro dos anos 80, o surgimento de novas tecnologias de gravação e, principalmente, a possibilidade de distribuição a partir da internet. O objetivo desse artigo é investigar se essa mudança no modo que o rock brasileiro circula pela indústria fonográfica provoca mudanças mais profundas no gênero.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/17310.30962/ec.173E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; v. 9 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173/174Fraga, Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:13Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/173Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:13E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
title O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
spellingShingle O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
Fraga, Danilo
Rock brasileiro
Gêneros midiáticos
Internet
title_short O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
title_full O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
title_fullStr O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
title_full_unstemmed O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
title_sort O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
author Fraga, Danilo
author_facet Fraga, Danilo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Rock brasileiro
Gêneros midiáticos
Internet
topic Rock brasileiro
Gêneros midiáticos
Internet
description One of the most important Brazilian rock characteristics is It's circulation on the phonographic mainstream. The Brazilian rock, in fifty years of history, was always sold by majors, was in Brazilian soup-operas soundtracks, and so on. But, in the last decades, it’s possible to note the formation of a middle circuit, between the mainstream and underground. The most important factors of that phenomenon are the takeover of the Brazilian eighty’s rock and roll, the rise of the digital technologies of record and the internet. This article will investigate how this change in the circulation of Brazilian rock reflects on other characteristics of the genre.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173
10.30962/ec.173
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173
identifier_str_mv 10.30962/ec.173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173/174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 9 (2007)
E-Compós; Vol. 9 (2007)
E-Compós; v. 9 (2007)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731907436544