O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173 |
Resumo: | One of the most important Brazilian rock characteristics is It's circulation on the phonographic mainstream. The Brazilian rock, in fifty years of history, was always sold by majors, was in Brazilian soup-operas soundtracks, and so on. But, in the last decades, it’s possible to note the formation of a middle circuit, between the mainstream and underground. The most important factors of that phenomenon are the takeover of the Brazilian eighty’s rock and roll, the rise of the digital technologies of record and the internet. This article will investigate how this change in the circulation of Brazilian rock reflects on other characteristics of the genre. |
id |
ANPPC-1_e800618cbad1d120a710915e90ce3b71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/173 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no BrasilRock brasileiroGêneros midiáticosInternetOne of the most important Brazilian rock characteristics is It's circulation on the phonographic mainstream. The Brazilian rock, in fifty years of history, was always sold by majors, was in Brazilian soup-operas soundtracks, and so on. But, in the last decades, it’s possible to note the formation of a middle circuit, between the mainstream and underground. The most important factors of that phenomenon are the takeover of the Brazilian eighty’s rock and roll, the rise of the digital technologies of record and the internet. This article will investigate how this change in the circulation of Brazilian rock reflects on other characteristics of the genre.Una de las principales características del rock brasileño es que siempre ha circulado por el mainstream fonográfico. En cincuenta años de historia, el rock brasileño fué lanzado por grandes empresas, estuvo en bandas sonoras de telenovelas, dentre otros elementos típicos de este modelo de distribución. Pero en las ultimas dos décadas, es posible notar la formación de un circuito de rock brasileño entre el mainstream y el underground, un circuito medio. Los principales factores que posibilitaron la formación de este circuito fueron la resaca del rock brasileño de los años 80, la aparición de nuevas tecnologias de grabación y, principalmente, la posibilidad de distribución desde internet. El objeto de este artículo es investigar si este cambio en la manera como el rock brasileño circula en la industria fonográfica ha producido otros cambios más extensos en el género.Uma das principais características do rock brasileiro é que ele sempre circulou pelo mainstream fonográfico. Em cinqüenta anos de história, o rock brasileiro foi lançado por grandes gravadoras, esteve em trilhas sonoras de telenovelas, entre outros elementos típicos desse modelo de distribuição. Mas, nas últimas duas décadas, é possível notar a formação de um circuito de rock brasileiro entre o mainstream e o underground, um circuito médio. Os principais fatores que possibilitaram a formação desse circuito foram a ressaca do rock brasileiro dos anos 80, o surgimento de novas tecnologias de gravação e, principalmente, a possibilidade de distribuição a partir da internet. O objetivo desse artigo é investigar se essa mudança no modo que o rock brasileiro circula pela indústria fonográfica provoca mudanças mais profundas no gênero.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/17310.30962/ec.173E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; v. 9 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173/174Fraga, Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:13Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/173Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:13E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
title |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
spellingShingle |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil Fraga, Danilo Rock brasileiro Gêneros midiáticos Internet |
title_short |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
title_full |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
title_fullStr |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
title_full_unstemmed |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
title_sort |
O beat e o bit do rock brasileiro: internet, indústria fonográfica e a formação de um circuito médio para o rock no Brasil |
author |
Fraga, Danilo |
author_facet |
Fraga, Danilo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rock brasileiro Gêneros midiáticos Internet |
topic |
Rock brasileiro Gêneros midiáticos Internet |
description |
One of the most important Brazilian rock characteristics is It's circulation on the phonographic mainstream. The Brazilian rock, in fifty years of history, was always sold by majors, was in Brazilian soup-operas soundtracks, and so on. But, in the last decades, it’s possible to note the formation of a middle circuit, between the mainstream and underground. The most important factors of that phenomenon are the takeover of the Brazilian eighty’s rock and roll, the rise of the digital technologies of record and the internet. This article will investigate how this change in the circulation of Brazilian rock reflects on other characteristics of the genre. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173 10.30962/ec.173 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/173/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 9 (2007) E-Compós; Vol. 9 (2007) E-Compós; v. 9 (2007) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045731907436544 |