Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa,Alessandra Morgado Horta
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gontijo,Maria Cecília Lemos, Assis,Lílian Bambirra de, Carrieri,Alexandre de Pádua, Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011
Resumo: Por meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência.
id ANPPGA-1_0b4ac49f5d2ecb1390c1d92ffe8eba5b
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552007000200011
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresasrepresentações sociaismídiarelações de gênerorelações de podercompetitividadePor meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011Revista de Administração Contemporânea v.11 n.2 2007reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552007000200011info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Alessandra Morgado HortaGontijo,Maria Cecília LemosAssis,Lílian Bambirra deCarrieri,Alexandre de PáduaMelo,Marlene Catarina de Oliveira Lopespor2008-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552007000200011Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2008-01-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
title Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
spellingShingle Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
Corrêa,Alessandra Morgado Horta
representações sociais
mídia
relações de gênero
relações de poder
competitividade
title_short Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
title_full Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
title_fullStr Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
title_full_unstemmed Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
title_sort Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
author Corrêa,Alessandra Morgado Horta
author_facet Corrêa,Alessandra Morgado Horta
Gontijo,Maria Cecília Lemos
Assis,Lílian Bambirra de
Carrieri,Alexandre de Pádua
Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
author_role author
author2 Gontijo,Maria Cecília Lemos
Assis,Lílian Bambirra de
Carrieri,Alexandre de Pádua
Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa,Alessandra Morgado Horta
Gontijo,Maria Cecília Lemos
Assis,Lílian Bambirra de
Carrieri,Alexandre de Pádua
Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
mídia
relações de gênero
relações de poder
competitividade
topic representações sociais
mídia
relações de gênero
relações de poder
competitividade
description Por meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552007000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.11 n.2 2007
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050973700096