Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011 |
Resumo: | Por meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência. |
id |
ANPPGA-1_0b4ac49f5d2ecb1390c1d92ffe8eba5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552007000200011 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresasrepresentações sociaismídiarelações de gênerorelações de podercompetitividadePor meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011Revista de Administração Contemporânea v.11 n.2 2007reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552007000200011info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Alessandra Morgado HortaGontijo,Maria Cecília LemosAssis,Lílian Bambirra deCarrieri,Alexandre de PáduaMelo,Marlene Catarina de Oliveira Lopespor2008-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552007000200011Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2008-01-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
title |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
spellingShingle |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas Corrêa,Alessandra Morgado Horta representações sociais mídia relações de gênero relações de poder competitividade |
title_short |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
title_full |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
title_fullStr |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
title_full_unstemmed |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
title_sort |
Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas |
author |
Corrêa,Alessandra Morgado Horta |
author_facet |
Corrêa,Alessandra Morgado Horta Gontijo,Maria Cecília Lemos Assis,Lílian Bambirra de Carrieri,Alexandre de Pádua Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo,Maria Cecília Lemos Assis,Lílian Bambirra de Carrieri,Alexandre de Pádua Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa,Alessandra Morgado Horta Gontijo,Maria Cecília Lemos Assis,Lílian Bambirra de Carrieri,Alexandre de Pádua Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais mídia relações de gênero relações de poder competitividade |
topic |
representações sociais mídia relações de gênero relações de poder competitividade |
description |
Por meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552007000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.11 n.2 2007 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209050973700096 |