O chocolate importado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000400010 |
Resumo: | O comércio internacional ocupa o papel de destaque em todos os países, devido à influência exercida no campo econômico e social. Ao mesmo tempo, temas como planejar e implementar a operação de exportação e importação vem assumindo dimensão de relevância no ambiente empresarial e no meio acadêmico. Assim, o presente caso de ensino tem como objetivo proporcionar discussões relacionadas aos temas de empreendedorismo, planejamento empresarial e aprendizagem de estrategistas. Descreve-se a experiência da empresa SK, inaugurada em julho de 1997, que iniciou seus negócios realizando exportação e importação de couros e seus artefatos. Posteriormente, a empresa redireciona seu foco e passa a importar chocolates para o mercado brasileiro. Os empreendedores da SK se defrontam, durante o processo de construção de um negócio, com uma série de desafios, dificuldades e oportunidades, forçando-os a tomar decisões e fazer escolhas. De posse de um montante de capital e vontade de empreender, qual caminho eles devem seguir? Existem decisões certas e erradas? Como planejar e operacionalizar um negócio novo? Como avaliar oportunidades e estimar os riscos de um empreendimento? Por que e quando redirecionar o negócio? Que é possível aprender neste processo? Estas são algumas das questões que o leitor será desafiado a responder após a apreciação deste caso. |
id |
ANPPGA-1_1417fd20b58f074133ba0add9b5d3945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552009000400010 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O chocolate importadoaprendizagemplanejamento estratégicocomércio internacionalO comércio internacional ocupa o papel de destaque em todos os países, devido à influência exercida no campo econômico e social. Ao mesmo tempo, temas como planejar e implementar a operação de exportação e importação vem assumindo dimensão de relevância no ambiente empresarial e no meio acadêmico. Assim, o presente caso de ensino tem como objetivo proporcionar discussões relacionadas aos temas de empreendedorismo, planejamento empresarial e aprendizagem de estrategistas. Descreve-se a experiência da empresa SK, inaugurada em julho de 1997, que iniciou seus negócios realizando exportação e importação de couros e seus artefatos. Posteriormente, a empresa redireciona seu foco e passa a importar chocolates para o mercado brasileiro. Os empreendedores da SK se defrontam, durante o processo de construção de um negócio, com uma série de desafios, dificuldades e oportunidades, forçando-os a tomar decisões e fazer escolhas. De posse de um montante de capital e vontade de empreender, qual caminho eles devem seguir? Existem decisões certas e erradas? Como planejar e operacionalizar um negócio novo? Como avaliar oportunidades e estimar os riscos de um empreendimento? Por que e quando redirecionar o negócio? Que é possível aprender neste processo? Estas são algumas das questões que o leitor será desafiado a responder após a apreciação deste caso.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000400010Revista de Administração Contemporânea v.13 n.4 2009reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552009000400010info:eu-repo/semantics/openAccessSchreiber,DusanFlach,LeonardoAntonello,Claudia Simonepor2009-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552009000400010Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-11-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O chocolate importado |
title |
O chocolate importado |
spellingShingle |
O chocolate importado Schreiber,Dusan aprendizagem planejamento estratégico comércio internacional |
title_short |
O chocolate importado |
title_full |
O chocolate importado |
title_fullStr |
O chocolate importado |
title_full_unstemmed |
O chocolate importado |
title_sort |
O chocolate importado |
author |
Schreiber,Dusan |
author_facet |
Schreiber,Dusan Flach,Leonardo Antonello,Claudia Simone |
author_role |
author |
author2 |
Flach,Leonardo Antonello,Claudia Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schreiber,Dusan Flach,Leonardo Antonello,Claudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem planejamento estratégico comércio internacional |
topic |
aprendizagem planejamento estratégico comércio internacional |
description |
O comércio internacional ocupa o papel de destaque em todos os países, devido à influência exercida no campo econômico e social. Ao mesmo tempo, temas como planejar e implementar a operação de exportação e importação vem assumindo dimensão de relevância no ambiente empresarial e no meio acadêmico. Assim, o presente caso de ensino tem como objetivo proporcionar discussões relacionadas aos temas de empreendedorismo, planejamento empresarial e aprendizagem de estrategistas. Descreve-se a experiência da empresa SK, inaugurada em julho de 1997, que iniciou seus negócios realizando exportação e importação de couros e seus artefatos. Posteriormente, a empresa redireciona seu foco e passa a importar chocolates para o mercado brasileiro. Os empreendedores da SK se defrontam, durante o processo de construção de um negócio, com uma série de desafios, dificuldades e oportunidades, forçando-os a tomar decisões e fazer escolhas. De posse de um montante de capital e vontade de empreender, qual caminho eles devem seguir? Existem decisões certas e erradas? Como planejar e operacionalizar um negócio novo? Como avaliar oportunidades e estimar os riscos de um empreendimento? Por que e quando redirecionar o negócio? Que é possível aprender neste processo? Estas são algumas das questões que o leitor será desafiado a responder após a apreciação deste caso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000400010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552009000400010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.13 n.4 2009 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209051657371648 |