Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muzzio,Henrique
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000600005
Resumo: Este artigo objetiva apresentar as especificidades envolvidas em um processo de profissionalização numa empresa familiar de grande porte. As empresas familiares são objeto de visões opostas sobre a capacidade de gestores familiares possuírem habilidade para gerenciar um negócio de forma competitiva. No processo de profissionalização aqui analisado, uma alternativa aos valores familiares desencadeou avaliações contraditórias entre os investigados. Utilizando o antagonismo entre uma racionalidade instrumental, associada aqui à visão dos novos gestores profissionais, e uma racionalidade substantiva, vinculada à noção dos antigos empregados, esta pesquisa contrapõe os ditos e os não ditos no espaço simbólico organizacional. Com uso de metodologia qualitativa, a partir de uma estratégia de estudo de caso, foram realizadas entrevistas em três unidades empresariais para posterior análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma degradação dos ideais do fundador diante do discurso modernizante implantado pelos gestores profissionais. Observa-se uma diluição do seu legado em nome de outros valores, os quais foram associados a uma questão de competitividade e de longevidade organizacional.
id ANPPGA-1_3c9422146a14c3dd3868b8a1d36176df
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552012000600005
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacionalempresa familiarracionalidades instrumental e substantivaprofissionalizaçãomudança organizacionalvaloresEste artigo objetiva apresentar as especificidades envolvidas em um processo de profissionalização numa empresa familiar de grande porte. As empresas familiares são objeto de visões opostas sobre a capacidade de gestores familiares possuírem habilidade para gerenciar um negócio de forma competitiva. No processo de profissionalização aqui analisado, uma alternativa aos valores familiares desencadeou avaliações contraditórias entre os investigados. Utilizando o antagonismo entre uma racionalidade instrumental, associada aqui à visão dos novos gestores profissionais, e uma racionalidade substantiva, vinculada à noção dos antigos empregados, esta pesquisa contrapõe os ditos e os não ditos no espaço simbólico organizacional. Com uso de metodologia qualitativa, a partir de uma estratégia de estudo de caso, foram realizadas entrevistas em três unidades empresariais para posterior análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma degradação dos ideais do fundador diante do discurso modernizante implantado pelos gestores profissionais. Observa-se uma diluição do seu legado em nome de outros valores, os quais foram associados a uma questão de competitividade e de longevidade organizacional.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000600005Revista de Administração Contemporânea v.16 n.6 2012reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552012000600005info:eu-repo/semantics/openAccessMuzzio,Henriquepor2012-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552012000600005Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2012-11-14T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
title Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
spellingShingle Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
Muzzio,Henrique
empresa familiar
racionalidades instrumental e substantiva
profissionalização
mudança organizacional
valores
title_short Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
title_full Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
title_fullStr Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
title_full_unstemmed Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
title_sort Racionalidades em jogo em um processo de profissionalização organizacional
author Muzzio,Henrique
author_facet Muzzio,Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muzzio,Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv empresa familiar
racionalidades instrumental e substantiva
profissionalização
mudança organizacional
valores
topic empresa familiar
racionalidades instrumental e substantiva
profissionalização
mudança organizacional
valores
description Este artigo objetiva apresentar as especificidades envolvidas em um processo de profissionalização numa empresa familiar de grande porte. As empresas familiares são objeto de visões opostas sobre a capacidade de gestores familiares possuírem habilidade para gerenciar um negócio de forma competitiva. No processo de profissionalização aqui analisado, uma alternativa aos valores familiares desencadeou avaliações contraditórias entre os investigados. Utilizando o antagonismo entre uma racionalidade instrumental, associada aqui à visão dos novos gestores profissionais, e uma racionalidade substantiva, vinculada à noção dos antigos empregados, esta pesquisa contrapõe os ditos e os não ditos no espaço simbólico organizacional. Com uso de metodologia qualitativa, a partir de uma estratégia de estudo de caso, foram realizadas entrevistas em três unidades empresariais para posterior análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma degradação dos ideais do fundador diante do discurso modernizante implantado pelos gestores profissionais. Observa-se uma diluição do seu legado em nome de outros valores, os quais foram associados a uma questão de competitividade e de longevidade organizacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000600005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000600005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552012000600005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.16 n.6 2012
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052462678016