Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beuren,Ilse Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pamplona,Edgar, Leite,Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000600514
Resumo: RESUMO Objetivo: com o intuito de produzir novos insights acerca dos efeitos da remuneração dos executivos nas empresas, investiga-se a relação da remuneração dos executivos com o desempenho (curto prazo) e a política de investimentos (longo prazo) em empresas brasileiras familiares e não familiares listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Métodos: pesquisa de procedimento documental foi realizada com dados da Economática® e de relatórios das empresas (Relatório da Administração, Formulário de Referência e Notas Explicativas). A amostra de 87 empresas compõe-se de 48 familiares e 39 não familiares. Resultados: indicam que a remuneração variável de curto prazo apresenta relação com desempenho e política de investimentos das empresas, enquanto a remuneração variável de longo prazo não apresentou significância. A remuneração variável de curto prazo revela potencial para maximizar o desempenho das empresas, com impacto mais forte nas não familiares. Em face à política de investimentos, a remuneração variável de curto prazo apresenta relação negativa, mas este efeito é revertido para as empresas não familiares. Conclusão: a remuneração dos executivos pode ser um mecanismo de governança para alinhar os interesses das partes, tanto em empresas familiares como em não familiares. Todavia, seu dimensionamento preciso deve considerar o tipo de propriedade e gestão corporativa.
id ANPPGA-1_453fba28e57e696635f2aa2e2d4b2836
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552020000600514
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiaresremuneração dos executivosdesempenhopolítica de investimentosempresas familiaresempresas não familiaresRESUMO Objetivo: com o intuito de produzir novos insights acerca dos efeitos da remuneração dos executivos nas empresas, investiga-se a relação da remuneração dos executivos com o desempenho (curto prazo) e a política de investimentos (longo prazo) em empresas brasileiras familiares e não familiares listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Métodos: pesquisa de procedimento documental foi realizada com dados da Economática® e de relatórios das empresas (Relatório da Administração, Formulário de Referência e Notas Explicativas). A amostra de 87 empresas compõe-se de 48 familiares e 39 não familiares. Resultados: indicam que a remuneração variável de curto prazo apresenta relação com desempenho e política de investimentos das empresas, enquanto a remuneração variável de longo prazo não apresentou significância. A remuneração variável de curto prazo revela potencial para maximizar o desempenho das empresas, com impacto mais forte nas não familiares. Em face à política de investimentos, a remuneração variável de curto prazo apresenta relação negativa, mas este efeito é revertido para as empresas não familiares. Conclusão: a remuneração dos executivos pode ser um mecanismo de governança para alinhar os interesses das partes, tanto em empresas familiares como em não familiares. Todavia, seu dimensionamento preciso deve considerar o tipo de propriedade e gestão corporativa.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000600514Revista de Administração Contemporânea v.24 n.6 2020reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2020190191info:eu-repo/semantics/openAccessBeuren,Ilse MariaPamplona,EdgarLeite,Mauríciopor2020-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552020000600514Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2020-07-21T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
title Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
spellingShingle Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
Beuren,Ilse Maria
remuneração dos executivos
desempenho
política de investimentos
empresas familiares
empresas não familiares
title_short Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
title_full Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
title_fullStr Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
title_full_unstemmed Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
title_sort Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares
author Beuren,Ilse Maria
author_facet Beuren,Ilse Maria
Pamplona,Edgar
Leite,Maurício
author_role author
author2 Pamplona,Edgar
Leite,Maurício
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beuren,Ilse Maria
Pamplona,Edgar
Leite,Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv remuneração dos executivos
desempenho
política de investimentos
empresas familiares
empresas não familiares
topic remuneração dos executivos
desempenho
política de investimentos
empresas familiares
empresas não familiares
description RESUMO Objetivo: com o intuito de produzir novos insights acerca dos efeitos da remuneração dos executivos nas empresas, investiga-se a relação da remuneração dos executivos com o desempenho (curto prazo) e a política de investimentos (longo prazo) em empresas brasileiras familiares e não familiares listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Métodos: pesquisa de procedimento documental foi realizada com dados da Economática® e de relatórios das empresas (Relatório da Administração, Formulário de Referência e Notas Explicativas). A amostra de 87 empresas compõe-se de 48 familiares e 39 não familiares. Resultados: indicam que a remuneração variável de curto prazo apresenta relação com desempenho e política de investimentos das empresas, enquanto a remuneração variável de longo prazo não apresentou significância. A remuneração variável de curto prazo revela potencial para maximizar o desempenho das empresas, com impacto mais forte nas não familiares. Em face à política de investimentos, a remuneração variável de curto prazo apresenta relação negativa, mas este efeito é revertido para as empresas não familiares. Conclusão: a remuneração dos executivos pode ser um mecanismo de governança para alinhar os interesses das partes, tanto em empresas familiares como em não familiares. Todavia, seu dimensionamento preciso deve considerar o tipo de propriedade e gestão corporativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000600514
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000600514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2020190191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.24 n.6 2020
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209053753475072