As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucci,Daniel Magalhães
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Frezatti,Fabio, Dieng,Mamadou
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300283
Resumo: Resumo O orçamento é um dos principais artefatos de gestão e é utilizado para diferentes propósitos. Estudos têm desconsiderado que esse artefato pode ser utilizado para múltiplas funções e ser percebido diferentemente por executivos dentro de uma mesma organização. Este artigo discute a ideia de múltiplas funções do orçamento empresarial e investiga sua associação com a percepção de utilidade e relevância do artefato. Foi realizado um survey single entity, em uma empresa do setor elétrico brasileiro a partir de um questionário que foi enviado a executivos de diversas áreas abrangendo uma amostra de 75 gestores. O estudo revelou que a importância do orçamento para desempenhar as funções de planejamento e diálogo está associada à percepção de utilidade e de relevância do artefato. Especificamente, constatou-se que as funções de diálogo (ex post) estão mais fortemente associadas à utilidade para gestão e relevância para a tomada de decisões, do que as funções de planejamento (ex ante). Como consequência, são obtidos indícios de que o orçamento empresarial não deveria ser visto como um artefato estático de planejamento, e preocupações em relação à motivação, à comunicação, cujas funções são de diálogo, deveriam ser consideradas fundamentais para que o artefato possa ser explorado com maior intensidade no ambiente organizacional.
id ANPPGA-1_6314edf1c53a9c1ff82282bc03871109
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552016000300283
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarialorçamento empresarialfunções do orçamentopercepção de utilidadeResumo O orçamento é um dos principais artefatos de gestão e é utilizado para diferentes propósitos. Estudos têm desconsiderado que esse artefato pode ser utilizado para múltiplas funções e ser percebido diferentemente por executivos dentro de uma mesma organização. Este artigo discute a ideia de múltiplas funções do orçamento empresarial e investiga sua associação com a percepção de utilidade e relevância do artefato. Foi realizado um survey single entity, em uma empresa do setor elétrico brasileiro a partir de um questionário que foi enviado a executivos de diversas áreas abrangendo uma amostra de 75 gestores. O estudo revelou que a importância do orçamento para desempenhar as funções de planejamento e diálogo está associada à percepção de utilidade e de relevância do artefato. Especificamente, constatou-se que as funções de diálogo (ex post) estão mais fortemente associadas à utilidade para gestão e relevância para a tomada de decisões, do que as funções de planejamento (ex ante). Como consequência, são obtidos indícios de que o orçamento empresarial não deveria ser visto como um artefato estático de planejamento, e preocupações em relação à motivação, à comunicação, cujas funções são de diálogo, deveriam ser consideradas fundamentais para que o artefato possa ser explorado com maior intensidade no ambiente organizacional.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300283Revista de Administração Contemporânea v.20 n.3 2016reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2016140121info:eu-repo/semantics/openAccessMucci,Daniel MagalhãesFrezatti,FabioDieng,Mamadoupor2016-04-28T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552016000300283Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2016-04-28T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
title As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
spellingShingle As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
Mucci,Daniel Magalhães
orçamento empresarial
funções do orçamento
percepção de utilidade
title_short As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
title_full As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
title_fullStr As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
title_full_unstemmed As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
title_sort As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial
author Mucci,Daniel Magalhães
author_facet Mucci,Daniel Magalhães
Frezatti,Fabio
Dieng,Mamadou
author_role author
author2 Frezatti,Fabio
Dieng,Mamadou
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucci,Daniel Magalhães
Frezatti,Fabio
Dieng,Mamadou
dc.subject.por.fl_str_mv orçamento empresarial
funções do orçamento
percepção de utilidade
topic orçamento empresarial
funções do orçamento
percepção de utilidade
description Resumo O orçamento é um dos principais artefatos de gestão e é utilizado para diferentes propósitos. Estudos têm desconsiderado que esse artefato pode ser utilizado para múltiplas funções e ser percebido diferentemente por executivos dentro de uma mesma organização. Este artigo discute a ideia de múltiplas funções do orçamento empresarial e investiga sua associação com a percepção de utilidade e relevância do artefato. Foi realizado um survey single entity, em uma empresa do setor elétrico brasileiro a partir de um questionário que foi enviado a executivos de diversas áreas abrangendo uma amostra de 75 gestores. O estudo revelou que a importância do orçamento para desempenhar as funções de planejamento e diálogo está associada à percepção de utilidade e de relevância do artefato. Especificamente, constatou-se que as funções de diálogo (ex post) estão mais fortemente associadas à utilidade para gestão e relevância para a tomada de decisões, do que as funções de planejamento (ex ante). Como consequência, são obtidos indícios de que o orçamento empresarial não deveria ser visto como um artefato estático de planejamento, e preocupações em relação à motivação, à comunicação, cujas funções são de diálogo, deveriam ser consideradas fundamentais para que o artefato possa ser explorado com maior intensidade no ambiente organizacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300283
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2016140121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.20 n.3 2016
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052953411584