Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Fabiana Gama de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Diniz,Ionara Saraí Ferreira Nóbrega, Costa,Francisco José da, Pereira,Rita de Cássia Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800003
Resumo: ResumoO comportamento relacionado à compra compulsiva se caracteriza por um impulso incontrolável e irracional que tende a manifestar-se quando os indivíduos vivenciam sentimentos negativos. Apesar de ser intensamente pesquisada, ainda restam dúvidas sobre os fatores influenciadores da compra compulsiva, em especial em públicos potencialmente vulneráveis, como é o caso do público adolescente. Ao considerar tal lacuna, este artigo analisa o comportamento de compra compulsiva, assim, buscando compreender os condicionantes oriundos dos níveis de autoestima, materialismo, estresse e prazer em comprar especificamente de consumidores adolescentes. A partir da revisão de literatura, foram definidas quatro hipóteses, que foram testadas a partir de dados coletados junto a uma amostra de 153 sujeitos. No teste das hipóteses, foi utilizada a técnica de regressão da família gama de modelos lineares generalizados, operacionalizados no software R. Os resultados demonstraram que fatores como estresse, materialismo e prazer em comprar influenciam o comportamento de compra compulsiva dos adolescentes, tendo-se constatado ainda que a autoestima não teve influência na compulsividade dos respondentes da pesquisa. A pesquisa inova na operacionalização dos dados e avança no conhecimento acadêmico sobre compulsividade no consumo, gerando conhecimento que pode servir para formuladores de políticas públicas e organizações sociais orientadas ao interesse do consumidor.
id ANPPGA-1_66a143e0894887530355aa4fea63d3f5
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552015000800003
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentesadolescentescomportamento do consumidorcompra compulsivaResumoO comportamento relacionado à compra compulsiva se caracteriza por um impulso incontrolável e irracional que tende a manifestar-se quando os indivíduos vivenciam sentimentos negativos. Apesar de ser intensamente pesquisada, ainda restam dúvidas sobre os fatores influenciadores da compra compulsiva, em especial em públicos potencialmente vulneráveis, como é o caso do público adolescente. Ao considerar tal lacuna, este artigo analisa o comportamento de compra compulsiva, assim, buscando compreender os condicionantes oriundos dos níveis de autoestima, materialismo, estresse e prazer em comprar especificamente de consumidores adolescentes. A partir da revisão de literatura, foram definidas quatro hipóteses, que foram testadas a partir de dados coletados junto a uma amostra de 153 sujeitos. No teste das hipóteses, foi utilizada a técnica de regressão da família gama de modelos lineares generalizados, operacionalizados no software R. Os resultados demonstraram que fatores como estresse, materialismo e prazer em comprar influenciam o comportamento de compra compulsiva dos adolescentes, tendo-se constatado ainda que a autoestima não teve influência na compulsividade dos respondentes da pesquisa. A pesquisa inova na operacionalização dos dados e avança no conhecimento acadêmico sobre compulsividade no consumo, gerando conhecimento que pode servir para formuladores de políticas públicas e organizações sociais orientadas ao interesse do consumidor.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800003Revista de Administração Contemporânea v.19 n.spe2 2015reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac20151553info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Fabiana Gama deDiniz,Ionara Saraí Ferreira NóbregaCosta,Francisco José daPereira,Rita de Cássia Fariapor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552015000800003Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2015-08-25T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
title Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
spellingShingle Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
Medeiros,Fabiana Gama de
adolescentes
comportamento do consumidor
compra compulsiva
title_short Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
title_full Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
title_fullStr Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
title_full_unstemmed Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
title_sort Influência de Estresse, Materialismo e Autoestima na Compra Compulsiva de Adolescentes
author Medeiros,Fabiana Gama de
author_facet Medeiros,Fabiana Gama de
Diniz,Ionara Saraí Ferreira Nóbrega
Costa,Francisco José da
Pereira,Rita de Cássia Faria
author_role author
author2 Diniz,Ionara Saraí Ferreira Nóbrega
Costa,Francisco José da
Pereira,Rita de Cássia Faria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Fabiana Gama de
Diniz,Ionara Saraí Ferreira Nóbrega
Costa,Francisco José da
Pereira,Rita de Cássia Faria
dc.subject.por.fl_str_mv adolescentes
comportamento do consumidor
compra compulsiva
topic adolescentes
comportamento do consumidor
compra compulsiva
description ResumoO comportamento relacionado à compra compulsiva se caracteriza por um impulso incontrolável e irracional que tende a manifestar-se quando os indivíduos vivenciam sentimentos negativos. Apesar de ser intensamente pesquisada, ainda restam dúvidas sobre os fatores influenciadores da compra compulsiva, em especial em públicos potencialmente vulneráveis, como é o caso do público adolescente. Ao considerar tal lacuna, este artigo analisa o comportamento de compra compulsiva, assim, buscando compreender os condicionantes oriundos dos níveis de autoestima, materialismo, estresse e prazer em comprar especificamente de consumidores adolescentes. A partir da revisão de literatura, foram definidas quatro hipóteses, que foram testadas a partir de dados coletados junto a uma amostra de 153 sujeitos. No teste das hipóteses, foi utilizada a técnica de regressão da família gama de modelos lineares generalizados, operacionalizados no software R. Os resultados demonstraram que fatores como estresse, materialismo e prazer em comprar influenciam o comportamento de compra compulsiva dos adolescentes, tendo-se constatado ainda que a autoestima não teve influência na compulsividade dos respondentes da pesquisa. A pesquisa inova na operacionalização dos dados e avança no conhecimento acadêmico sobre compulsividade no consumo, gerando conhecimento que pode servir para formuladores de políticas públicas e organizações sociais orientadas ao interesse do consumidor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac20151553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.19 n.spe2 2015
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052910419968