Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000300002 |
Resumo: | A avaliação da competitividade com base em indicadores de desempenho econômico tem limitado o conceito à dimensão da eficiência operacional. Sob essa ótica, a competitividade seria derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades que podem ser econômica ou financeiramente mensuradas. Entretanto, encontram-se razões suficientes na literatura sobre teoria institucional para considerar que a competitividade de uma organização não depende apenas de fatores econômicos, mas também de uma conduta socialmente valorizada que garanta a sua legitimidade e sobrevivência no contexto ambiental. Assim, no presente estudo, procurou-se identificar os fatores e respectivos valores subjacentes de competitividade, instituídos em três níveis do contexto ambiental (internacional, nacional e regional/local), com o objetivo de verificar como a competitividade tem sido visualizada e como esse entendimento pode influenciar a adoção de estratégias organizacionais na busca por posicionamento competitivo. |
id |
ANPPGA-1_9df0ad5c578218343946744f68c2c68d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552002000300002 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípicaestratégia organizacionalcompetitividadeambientecontexto de referência das organizaçõesteoria institucionalA avaliação da competitividade com base em indicadores de desempenho econômico tem limitado o conceito à dimensão da eficiência operacional. Sob essa ótica, a competitividade seria derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades que podem ser econômica ou financeiramente mensuradas. Entretanto, encontram-se razões suficientes na literatura sobre teoria institucional para considerar que a competitividade de uma organização não depende apenas de fatores econômicos, mas também de uma conduta socialmente valorizada que garanta a sua legitimidade e sobrevivência no contexto ambiental. Assim, no presente estudo, procurou-se identificar os fatores e respectivos valores subjacentes de competitividade, instituídos em três níveis do contexto ambiental (internacional, nacional e regional/local), com o objetivo de verificar como a competitividade tem sido visualizada e como esse entendimento pode influenciar a adoção de estratégias organizacionais na busca por posicionamento competitivo.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000300002Revista de Administração Contemporânea v.6 n.3 2002reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552002000300002info:eu-repo/semantics/openAccessMachado-da-Silva,Clóvis L.Barbosa,Solange de Limapor2009-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552002000300002Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-04-03T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
title |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
spellingShingle |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica Machado-da-Silva,Clóvis L. estratégia organizacional competitividade ambiente contexto de referência das organizações teoria institucional |
title_short |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
title_full |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
title_fullStr |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
title_full_unstemmed |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
title_sort |
Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica |
author |
Machado-da-Silva,Clóvis L. |
author_facet |
Machado-da-Silva,Clóvis L. Barbosa,Solange de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa,Solange de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado-da-Silva,Clóvis L. Barbosa,Solange de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia organizacional competitividade ambiente contexto de referência das organizações teoria institucional |
topic |
estratégia organizacional competitividade ambiente contexto de referência das organizações teoria institucional |
description |
A avaliação da competitividade com base em indicadores de desempenho econômico tem limitado o conceito à dimensão da eficiência operacional. Sob essa ótica, a competitividade seria derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades que podem ser econômica ou financeiramente mensuradas. Entretanto, encontram-se razões suficientes na literatura sobre teoria institucional para considerar que a competitividade de uma organização não depende apenas de fatores econômicos, mas também de uma conduta socialmente valorizada que garanta a sua legitimidade e sobrevivência no contexto ambiental. Assim, no presente estudo, procurou-se identificar os fatores e respectivos valores subjacentes de competitividade, instituídos em três níveis do contexto ambiental (internacional, nacional e regional/local), com o objetivo de verificar como a competitividade tem sido visualizada e como esse entendimento pode influenciar a adoção de estratégias organizacionais na busca por posicionamento competitivo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000300002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552002000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.6 n.3 2002 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209049832849408 |