Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cochia,Camilla B. Rodrigues
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Machado-da-Silva,Clóvis L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia.
id ANPPGA-1_fa64c0d286d11d15a60942aec8ed6799
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552004000500003
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentosestratégia organizacionalcontexto ambientalesquemas interpretativosteoria institucionalO objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552004000500003info:eu-repo/semantics/openAccessCochia,Camilla B. RodriguesMachado-da-Silva,Clóvis L.por2009-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552004000500003Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
title Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
spellingShingle Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
Cochia,Camilla B. Rodrigues
estratégia organizacional
contexto ambiental
esquemas interpretativos
teoria institucional
title_short Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
title_full Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
title_fullStr Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
title_full_unstemmed Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
title_sort Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
author Cochia,Camilla B. Rodrigues
author_facet Cochia,Camilla B. Rodrigues
Machado-da-Silva,Clóvis L.
author_role author
author2 Machado-da-Silva,Clóvis L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cochia,Camilla B. Rodrigues
Machado-da-Silva,Clóvis L.
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia organizacional
contexto ambiental
esquemas interpretativos
teoria institucional
topic estratégia organizacional
contexto ambiental
esquemas interpretativos
teoria institucional
description O objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552004000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050226065408