Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia. |
id |
ANPPGA-1_fa64c0d286d11d15a60942aec8ed6799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552004000500003 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentosestratégia organizacionalcontexto ambientalesquemas interpretativosteoria institucionalO objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552004000500003info:eu-repo/semantics/openAccessCochia,Camilla B. RodriguesMachado-da-Silva,Clóvis L.por2009-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552004000500003Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
title |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
spellingShingle |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos Cochia,Camilla B. Rodrigues estratégia organizacional contexto ambiental esquemas interpretativos teoria institucional |
title_short |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
title_full |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
title_fullStr |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
title_full_unstemmed |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
title_sort |
Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos |
author |
Cochia,Camilla B. Rodrigues |
author_facet |
Cochia,Camilla B. Rodrigues Machado-da-Silva,Clóvis L. |
author_role |
author |
author2 |
Machado-da-Silva,Clóvis L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cochia,Camilla B. Rodrigues Machado-da-Silva,Clóvis L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia organizacional contexto ambiental esquemas interpretativos teoria institucional |
topic |
estratégia organizacional contexto ambiental esquemas interpretativos teoria institucional |
description |
O objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000500003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552004000500003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.8 n.spe 2004 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209050226065408 |