Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ames,Maria Clara Figueiredo Dalla Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serafim,Maurício Custódio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552019000400564
Resumo: Resumo O objetivo dessa revisão sistemática é investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas bases Scopus, Ebsco e Web of Science encontrou 37 artigos sobre o tema. A análise desses trabalhos revela os autores mais referenciados, as principais definições e os principais temas de pesquisas a respeito do ensino e aprendizagem em Administração. Ela é abordada segundo cinco principais definições: (a) disposição para o julgamento ou deliberação; (b) percepção do contexto e da situação real; (c) tipo de conhecimento prático; (d) phronetic social science ; e, (e) múltiplas definições. Os temas encontrados abordam: (a) ensino e currículo relacionados à Administração e à ética empresarial; (b) educação e ensino de professores; (c) ensino e elementos da phronesis ; (d) filosofia da educação e phronesis ; (e) profissões e outros cursos superiores; e, (f) educação infantil. Sua relação com as virtudes morais poderia ser mais explorada, pois predominam definições relacionadas à aprendizagem experiencial. Estudos futuros poderiam discutir as práticas, práxis, e abordagens voltadas para ação. JEL Code: Y80, A14, D83.
id ANPPGA-1_c8e97169bca08caf8b223a76d81bc906
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552019000400564
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemáticaphronesissabedoria práticaadministraçãoensinoaprendizagemResumo O objetivo dessa revisão sistemática é investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas bases Scopus, Ebsco e Web of Science encontrou 37 artigos sobre o tema. A análise desses trabalhos revela os autores mais referenciados, as principais definições e os principais temas de pesquisas a respeito do ensino e aprendizagem em Administração. Ela é abordada segundo cinco principais definições: (a) disposição para o julgamento ou deliberação; (b) percepção do contexto e da situação real; (c) tipo de conhecimento prático; (d) phronetic social science ; e, (e) múltiplas definições. Os temas encontrados abordam: (a) ensino e currículo relacionados à Administração e à ética empresarial; (b) educação e ensino de professores; (c) ensino e elementos da phronesis ; (d) filosofia da educação e phronesis ; (e) profissões e outros cursos superiores; e, (f) educação infantil. Sua relação com as virtudes morais poderia ser mais explorada, pois predominam definições relacionadas à aprendizagem experiencial. Estudos futuros poderiam discutir as práticas, práxis, e abordagens voltadas para ação. JEL Code: Y80, A14, D83.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552019000400564Revista de Administração Contemporânea v.23 n.4 2019reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2019180301info:eu-repo/semantics/openAccessAmes,Maria Clara Figueiredo Dalla CostaSerafim,Maurício Custódiopor2019-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552019000400564Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2019-08-12T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
title Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
spellingShingle Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
Ames,Maria Clara Figueiredo Dalla Costa
phronesis
sabedoria prática
administração
ensino
aprendizagem
title_short Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
title_full Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
title_fullStr Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
title_sort Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática
author Ames,Maria Clara Figueiredo Dalla Costa
author_facet Ames,Maria Clara Figueiredo Dalla Costa
Serafim,Maurício Custódio
author_role author
author2 Serafim,Maurício Custódio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ames,Maria Clara Figueiredo Dalla Costa
Serafim,Maurício Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv phronesis
sabedoria prática
administração
ensino
aprendizagem
topic phronesis
sabedoria prática
administração
ensino
aprendizagem
description Resumo O objetivo dessa revisão sistemática é investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas bases Scopus, Ebsco e Web of Science encontrou 37 artigos sobre o tema. A análise desses trabalhos revela os autores mais referenciados, as principais definições e os principais temas de pesquisas a respeito do ensino e aprendizagem em Administração. Ela é abordada segundo cinco principais definições: (a) disposição para o julgamento ou deliberação; (b) percepção do contexto e da situação real; (c) tipo de conhecimento prático; (d) phronetic social science ; e, (e) múltiplas definições. Os temas encontrados abordam: (a) ensino e currículo relacionados à Administração e à ética empresarial; (b) educação e ensino de professores; (c) ensino e elementos da phronesis ; (d) filosofia da educação e phronesis ; (e) profissões e outros cursos superiores; e, (f) educação infantil. Sua relação com as virtudes morais poderia ser mais explorada, pois predominam definições relacionadas à aprendizagem experiencial. Estudos futuros poderiam discutir as práticas, práxis, e abordagens voltadas para ação. JEL Code: Y80, A14, D83.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552019000400564
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552019000400564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2019180301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.23 n.4 2019
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209053689511936