Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio,Mauro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Csillag,João Mario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003
Resumo: O propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement.
id ANPPGA-1_e096fdc84638f1f5eae9cc483ac62de5
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552010000100003
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiraspostponementsupply chain managementlogísticaO propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003Revista de Administração Contemporânea v.14 n.1 2010reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552010000100003info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio,MauroCsillag,João Mariopor2010-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552010000100003Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2010-01-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
title Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
spellingShingle Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
Sampaio,Mauro
postponement
supply chain management
logística
title_short Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
title_full Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
title_fullStr Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
title_full_unstemmed Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
title_sort Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
author Sampaio,Mauro
author_facet Sampaio,Mauro
Csillag,João Mario
author_role author
author2 Csillag,João Mario
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio,Mauro
Csillag,João Mario
dc.subject.por.fl_str_mv postponement
supply chain management
logística
topic postponement
supply chain management
logística
description O propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552010000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.14 n.1 2010
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209051675197440