Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003 |
Resumo: | O propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement. |
id |
ANPPGA-1_e096fdc84638f1f5eae9cc483ac62de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552010000100003 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiraspostponementsupply chain managementlogísticaO propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003Revista de Administração Contemporânea v.14 n.1 2010reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552010000100003info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio,MauroCsillag,João Mariopor2010-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552010000100003Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2010-01-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
title |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
spellingShingle |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras Sampaio,Mauro postponement supply chain management logística |
title_short |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
title_full |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
title_fullStr |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
title_full_unstemmed |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
title_sort |
Direcionadores na difusão da estratégia de Postponement: casos de empresas Brasileiras |
author |
Sampaio,Mauro |
author_facet |
Sampaio,Mauro Csillag,João Mario |
author_role |
author |
author2 |
Csillag,João Mario |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio,Mauro Csillag,João Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
postponement supply chain management logística |
topic |
postponement supply chain management logística |
description |
O propósito deste artigo foi investigar a difusão do postponement no ambiente de negócios brasileiro e identificar os direcionadores de sua implementação. Este estudo utilizou a metodologia de multicasos para avaliar um fenômeno muito conhecido na literatura, mas raro no mundo empresarial. Resultados sugerem que a adoção do postponement exige não apenas a reconfiguração do sistema logístico, mas também mudanças no relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos, investimentos em tecnologia e visão estratégica de seus líderes. Novos pré-requisitos foram identificados, sugerindo que o atual modelo para implementação do postponement necessita ser ampliado. As empresas precisam investir em mudanças de produto, processo, relacionamento na cadeia de suprimento e organizacionais para usufruir dos benefícios do postponement. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552010000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.14 n.1 2010 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209051675197440 |