Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552013000600004 |
Resumo: | Recentemente, destaca-se a integração da Internet e da telefonia móvel, culminando no surgimento de outra tecnologia, chamada Internet Móvel (IM). Embora venha despertando interesse entre executivos e acadêmicos, conhece-se pouco sobre a adoção dessa tecnologia nas organizações. Assim, objetivou-se neste estudo identificar os principais motivos que têm levado as organizações a adotar a IM, além de apurar os efeitos percebidos do uso dessa tecnologia no desempenho organizacional. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, realizada com 96 empresas localizadas no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizou-se como base o modelo de adoção de TI proposto por Lunardi, Dolci e Maçada (2010). Os resultados obtidos sugerem que a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas, sendo a utilidade percebida o principal motivador. No que se refere aos efeitos percebidos do uso da IM no desempenho organizacional, o estudo indica que a Internet Móvel aumenta principalmente a produtividade da empresa, sendo seguido pela obtenção de novos clientes, pelo aumento das receitas e, por fim, pela redução dos custos operacionais. |
id |
ANPPGA-1_e5a80a797825c8a6982681a8e59e3768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552013000600004 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenhointernet móveladoçãoimpacto de TIdesempenho organizacionalRecentemente, destaca-se a integração da Internet e da telefonia móvel, culminando no surgimento de outra tecnologia, chamada Internet Móvel (IM). Embora venha despertando interesse entre executivos e acadêmicos, conhece-se pouco sobre a adoção dessa tecnologia nas organizações. Assim, objetivou-se neste estudo identificar os principais motivos que têm levado as organizações a adotar a IM, além de apurar os efeitos percebidos do uso dessa tecnologia no desempenho organizacional. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, realizada com 96 empresas localizadas no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizou-se como base o modelo de adoção de TI proposto por Lunardi, Dolci e Maçada (2010). Os resultados obtidos sugerem que a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas, sendo a utilidade percebida o principal motivador. No que se refere aos efeitos percebidos do uso da IM no desempenho organizacional, o estudo indica que a Internet Móvel aumenta principalmente a produtividade da empresa, sendo seguido pela obtenção de novos clientes, pelo aumento das receitas e, por fim, pela redução dos custos operacionais.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552013000600004Revista de Administração Contemporânea v.17 n.6 2013reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552013000600004info:eu-repo/semantics/openAccessLunardi,Guilherme LerchDolci,Décio BittencourtWendland,Jonataspor2013-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552013000600004Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2013-11-28T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
title |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
spellingShingle |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho Lunardi,Guilherme Lerch internet móvel adoção impacto de TI desempenho organizacional |
title_short |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
title_full |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
title_fullStr |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
title_full_unstemmed |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
title_sort |
Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho |
author |
Lunardi,Guilherme Lerch |
author_facet |
Lunardi,Guilherme Lerch Dolci,Décio Bittencourt Wendland,Jonatas |
author_role |
author |
author2 |
Dolci,Décio Bittencourt Wendland,Jonatas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi,Guilherme Lerch Dolci,Décio Bittencourt Wendland,Jonatas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internet móvel adoção impacto de TI desempenho organizacional |
topic |
internet móvel adoção impacto de TI desempenho organizacional |
description |
Recentemente, destaca-se a integração da Internet e da telefonia móvel, culminando no surgimento de outra tecnologia, chamada Internet Móvel (IM). Embora venha despertando interesse entre executivos e acadêmicos, conhece-se pouco sobre a adoção dessa tecnologia nas organizações. Assim, objetivou-se neste estudo identificar os principais motivos que têm levado as organizações a adotar a IM, além de apurar os efeitos percebidos do uso dessa tecnologia no desempenho organizacional. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, realizada com 96 empresas localizadas no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizou-se como base o modelo de adoção de TI proposto por Lunardi, Dolci e Maçada (2010). Os resultados obtidos sugerem que a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas, sendo a utilidade percebida o principal motivador. No que se refere aos efeitos percebidos do uso da IM no desempenho organizacional, o estudo indica que a Internet Móvel aumenta principalmente a produtividade da empresa, sendo seguido pela obtenção de novos clientes, pelo aumento das receitas e, por fim, pela redução dos custos operacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552013000600004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552013000600004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552013000600004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.17 n.6 2013 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209052509863936 |