Fatores motivadores da adoção de Internet Banking por micro e pequenas empresas
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/903 |
Resumo: | O Internet Banking é um serviço relativamente recente de autoatendimento que os bancos disponibilizam para seus clientes realizarem operações bancárias. Embora empresas sejam um grupo potencial de usuários para esse serviço, até o momento não identificamos um único estudo que tenha foco neste público, preferindo os estudiosos concentrarem sua atenção no consumidor individual. Nesta dissertação focamos nossa atenção no comportamento de adoção de Internet Banking por organizações, particularmente por micro e pequenas empresas. Partindo de um modelo existente na literatura sobre adoção de inovações tecnológicas, construímos um quadro conceitual formado por conhecimentos gerados pelas áreas de Estratégia Organizacional, Controles e Incentivos, Ecologia Organizacional e Estratégia Competitiva com o objetivo de encontrar os fatores organizacionais que favorecem a adoção de Internet Banking por micro e pequenas empresas. Como resultado, descobrimos que a propensão de adoção do Internet Banking por essas empresas pode ser explicada pela sua estrutura diretiva, fatores ecológicos como tamanho e idade e pelo ambiente competitivo no qual a empresa se insere. Além disso, para robustecer a análise, utilizamos um Modelo de Riscos Proporcionais com o objetivo de entender se os fatores que explicam a propensão de adoção também explicam a velocidade com o qual a empresa inicia o uso do Internet Banking após sua contratação na abertura da conta. Em geral as descobertas deste estudo ajudam a ampliar nossa compreensão da adoção de inovações tecnológicas por empresas, trazendo também algumas contribuições para Marketing de Relacionamento e análise do Comportamento Pós-Venda do Consumidor. |
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Fatores motivadores da adoção de Internet Banking por micro e pequenas empresasInternet BankingPropensão de AdoçãoVelocidade de AdoçãoAdoção de inovações tecnológicas em organizaçõesRegressão logísticaModelo de riscos proporcionaisO Internet Banking é um serviço relativamente recente de autoatendimento que os bancos disponibilizam para seus clientes realizarem operações bancárias. Embora empresas sejam um grupo potencial de usuários para esse serviço, até o momento não identificamos um único estudo que tenha foco neste público, preferindo os estudiosos concentrarem sua atenção no consumidor individual. Nesta dissertação focamos nossa atenção no comportamento de adoção de Internet Banking por organizações, particularmente por micro e pequenas empresas. Partindo de um modelo existente na literatura sobre adoção de inovações tecnológicas, construímos um quadro conceitual formado por conhecimentos gerados pelas áreas de Estratégia Organizacional, Controles e Incentivos, Ecologia Organizacional e Estratégia Competitiva com o objetivo de encontrar os fatores organizacionais que favorecem a adoção de Internet Banking por micro e pequenas empresas. Como resultado, descobrimos que a propensão de adoção do Internet Banking por essas empresas pode ser explicada pela sua estrutura diretiva, fatores ecológicos como tamanho e idade e pelo ambiente competitivo no qual a empresa se insere. Além disso, para robustecer a análise, utilizamos um Modelo de Riscos Proporcionais com o objetivo de entender se os fatores que explicam a propensão de adoção também explicam a velocidade com o qual a empresa inicia o uso do Internet Banking após sua contratação na abertura da conta. Em geral as descobertas deste estudo ajudam a ampliar nossa compreensão da adoção de inovações tecnológicas por empresas, trazendo também algumas contribuições para Marketing de Relacionamento e análise do Comportamento Pós-Venda do Consumidor.Internet Banking is a recent service for banks to enable their clients to perform financial operations by Internet in a self-service method. Although organizations are a large potential group of users of this service, to date there is no single study focusing on this group, with scholars concentrating their efforts on the individual consumer side. In this dissertation we focus on the behavior of online banking adoption by organizations, more specifically by small and medium enterprises. Starting with a model of technological innovation adoption based on existing literature, we constructed a conceptual model which draws insights from Organizational Strategy, Organizational Ecology and Competitive Strategy in order to unveil the organizational factors that favor Internet Banking adoption by small and medium-sized companies. In doing so we found out that the adoption propensity for Internet Banking by these companies can be explained by their board of directors structure, ecological factors like size and age and by the competitive environment in which they are included. Moreover, we performed a Proportional Hazards model with the aim to better understand whether the factors that explain the adoption propensity also explain the speed by which the organization starts using Internet Banking after having signed up for it . Overall, the findings of this study accounted for broadening our comprehension of innovation technology adoption by organizations, as well as bringing out some contributions to the areas of Customer Relationship Management and After Sales Customer Behavior.Claro, Danny PimentelRosa, Ramon BarbosaRosa, Ramon Barbosa2021-09-13T03:13:08Z2015-10-08T15:23:47Z2021-09-13T03:13:08Z20122015-10-08T15:23:47Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis81 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/903São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:11:06Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:11:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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