Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Rosa Teresa Moreira
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000200008
Resumo: O artigo é teórico-conceitual, no intuito de buscar uma explicação realista para a dinâmica das inovações em sistemas agroindustriais. Baseado em revisão bibliográfica, critica os fundamentos da teoria neoclássica que sustenta o modelo de inovação induzida, usado para interpretar o padrão de modernização agrícola conhecido por revolução verde. Assume a abordagem evolucionista como a mais adequada para explicar o caráter e o ritmo dessas inovações, a partir da definição de conceitos como paradigma tecnológico, trajetória tecnológica, ativos complementares, apropriabilidade das inovações e interdependência tecnológica setorial. Toma-se a indústria de carnes para ilustrar tal abordagem, identificando a direção mais incremental das inovações no agribusiness. As decisões estratégicas em P&D das firmas de um sistema agroindustrial são limitadas por dependerem mais de avanços tecnológicos gerados noutros setores e por se inserirem numa estrutura de mercado que define a conduta das empresas. Mesmo assim, cada firma tem também sua trajetória específica de inovação, graças à aprendizagem própria e cumulativa de desenvolvimento e exploração de suas competências tecnológicas e organizacionais, e pode obter vantagens competitivas mediante estratégias como desenvolvimento de marca e de parcerias para suprimento e distribuição.
id ANPPGA-1_f62e5706b16dc4e967b6f1986129cfa2
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65551998000200008
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusinessabordagem evolucionistaagronegócioinovaçãoestratégias das empresasO artigo é teórico-conceitual, no intuito de buscar uma explicação realista para a dinâmica das inovações em sistemas agroindustriais. Baseado em revisão bibliográfica, critica os fundamentos da teoria neoclássica que sustenta o modelo de inovação induzida, usado para interpretar o padrão de modernização agrícola conhecido por revolução verde. Assume a abordagem evolucionista como a mais adequada para explicar o caráter e o ritmo dessas inovações, a partir da definição de conceitos como paradigma tecnológico, trajetória tecnológica, ativos complementares, apropriabilidade das inovações e interdependência tecnológica setorial. Toma-se a indústria de carnes para ilustrar tal abordagem, identificando a direção mais incremental das inovações no agribusiness. As decisões estratégicas em P&D das firmas de um sistema agroindustrial são limitadas por dependerem mais de avanços tecnológicos gerados noutros setores e por se inserirem numa estrutura de mercado que define a conduta das empresas. Mesmo assim, cada firma tem também sua trajetória específica de inovação, graças à aprendizagem própria e cumulativa de desenvolvimento e exploração de suas competências tecnológicas e organizacionais, e pode obter vantagens competitivas mediante estratégias como desenvolvimento de marca e de parcerias para suprimento e distribuição.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração1998-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000200008Revista de Administração Contemporânea v.2 n.2 1998reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65551998000200008info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Rosa Teresa Moreirapor2009-04-23T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65551998000200008Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-04-23T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
title Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
spellingShingle Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
Machado,Rosa Teresa Moreira
abordagem evolucionista
agronegócio
inovação
estratégias das empresas
title_short Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
title_full Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
title_fullStr Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
title_full_unstemmed Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
title_sort Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness
author Machado,Rosa Teresa Moreira
author_facet Machado,Rosa Teresa Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Rosa Teresa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv abordagem evolucionista
agronegócio
inovação
estratégias das empresas
topic abordagem evolucionista
agronegócio
inovação
estratégias das empresas
description O artigo é teórico-conceitual, no intuito de buscar uma explicação realista para a dinâmica das inovações em sistemas agroindustriais. Baseado em revisão bibliográfica, critica os fundamentos da teoria neoclássica que sustenta o modelo de inovação induzida, usado para interpretar o padrão de modernização agrícola conhecido por revolução verde. Assume a abordagem evolucionista como a mais adequada para explicar o caráter e o ritmo dessas inovações, a partir da definição de conceitos como paradigma tecnológico, trajetória tecnológica, ativos complementares, apropriabilidade das inovações e interdependência tecnológica setorial. Toma-se a indústria de carnes para ilustrar tal abordagem, identificando a direção mais incremental das inovações no agribusiness. As decisões estratégicas em P&D das firmas de um sistema agroindustrial são limitadas por dependerem mais de avanços tecnológicos gerados noutros setores e por se inserirem numa estrutura de mercado que define a conduta das empresas. Mesmo assim, cada firma tem também sua trajetória específica de inovação, graças à aprendizagem própria e cumulativa de desenvolvimento e exploração de suas competências tecnológicas e organizacionais, e pode obter vantagens competitivas mediante estratégias como desenvolvimento de marca e de parcerias para suprimento e distribuição.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65551998000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.2 n.2 1998
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209049427050496