Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbad,Gardênia
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Gama,Ana Lidia Gomes, Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300003
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho. A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin),e à análise de consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.
id ANPPGA-1_f9b1df0c187005a13ead169fa5879647
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552000000300003
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalhotreinamentoaprendizagemreações ao treinamentoimpacto do treinamentotreinamento e desempenho no trabalhoO presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho. A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin),e à análise de consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300003Revista de Administração Contemporânea v.4 n.3 2000reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552000000300003info:eu-repo/semantics/openAccessAbbad,GardêniaGama,Ana Lidia GomesBorges-Andrade,Jairo Eduardopor2009-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552000000300003Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-04-24T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
title Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
spellingShingle Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
Abbad,Gardênia
treinamento
aprendizagem
reações ao treinamento
impacto do treinamento
treinamento e desempenho no trabalho
title_short Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
title_full Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
title_fullStr Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
title_full_unstemmed Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
title_sort Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho
author Abbad,Gardênia
author_facet Abbad,Gardênia
Gama,Ana Lidia Gomes
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
author_role author
author2 Gama,Ana Lidia Gomes
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbad,Gardênia
Gama,Ana Lidia Gomes
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv treinamento
aprendizagem
reações ao treinamento
impacto do treinamento
treinamento e desempenho no trabalho
topic treinamento
aprendizagem
reações ao treinamento
impacto do treinamento
treinamento e desempenho no trabalho
description O presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho. A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin),e à análise de consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552000000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.4 n.3 2000
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209049491013632