Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Maria das Graças Andrade Ataíde de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200008
Resumo: A partir da análise do discurso da imprensa laica e religiosa de Pernambuco, no Estado Novo, e do conteúdo da correspondência particular do interventor Agamenon Magalhães, tornou-se possível identificar uma admi-nistração que reificou o papel da educação e do pedagogo como veículos de construção da ordem e da desordem na sociedade. A sustentação de um clima de insegurança, terror e violência assegurava a implantação de uma situação de fato: exonerações e aposentadorias forçadas transfor-maram-se em instrumentos de punição e armas de combate contra aqueles que eram apontados como representantes da pedagogia da desordem.
id ANPUH-1_7e09a3e9e03299f3c3b7d0a2d7ea5f76
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01881998000200008
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saberEducaçãoEstadoOrdemA partir da análise do discurso da imprensa laica e religiosa de Pernambuco, no Estado Novo, e do conteúdo da correspondência particular do interventor Agamenon Magalhães, tornou-se possível identificar uma admi-nistração que reificou o papel da educação e do pedagogo como veículos de construção da ordem e da desordem na sociedade. A sustentação de um clima de insegurança, terror e violência assegurava a implantação de uma situação de fato: exonerações e aposentadorias forçadas transfor-maram-se em instrumentos de punição e armas de combate contra aqueles que eram apontados como representantes da pedagogia da desordem.Associação Nacional de História - ANPUH1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200008Revista Brasileira de História v.18 n.36 1998reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01881998000200008info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Maria das Graças Andrade Ataíde depor1999-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01881998000200008Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:1999-05-06T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
title Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
spellingShingle Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
Almeida,Maria das Graças Andrade Ataíde de
Educação
Estado
Ordem
title_short Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
title_full Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
title_fullStr Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
title_full_unstemmed Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
title_sort Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber
author Almeida,Maria das Graças Andrade Ataíde de
author_facet Almeida,Maria das Graças Andrade Ataíde de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Maria das Graças Andrade Ataíde de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estado
Ordem
topic Educação
Estado
Ordem
description A partir da análise do discurso da imprensa laica e religiosa de Pernambuco, no Estado Novo, e do conteúdo da correspondência particular do interventor Agamenon Magalhães, tornou-se possível identificar uma admi-nistração que reificou o papel da educação e do pedagogo como veículos de construção da ordem e da desordem na sociedade. A sustentação de um clima de insegurança, terror e violência assegurava a implantação de uma situação de fato: exonerações e aposentadorias forçadas transfor-maram-se em instrumentos de punição e armas de combate contra aqueles que eram apontados como representantes da pedagogia da desordem.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01881998000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.18 n.36 1998
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209070389133313