Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Cristiani Bereta da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Zamboni,Ernesta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006
Resumo: O artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado.
id ANPUH-1_9be35d256c4b507fdda7ab620938fcff
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01882013000100006
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XXensino de Históriacultura políticahistória regionalO artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado.Associação Nacional de História - ANPUH2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006Revista Brasileira de História v.33 n.65 2013reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882013000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cristiani Bereta daZamboni,Ernestapor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882013000100006Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2013-07-16T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
title Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
spellingShingle Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
Silva,Cristiani Bereta da
ensino de História
cultura política
história regional
title_short Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
title_full Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
title_fullStr Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
title_full_unstemmed Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
title_sort Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
author Silva,Cristiani Bereta da
author_facet Silva,Cristiani Bereta da
Zamboni,Ernesta
author_role author
author2 Zamboni,Ernesta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Cristiani Bereta da
Zamboni,Ernesta
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de História
cultura política
história regional
topic ensino de História
cultura política
história regional
description O artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01882013000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.33 n.65 2013
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209071728164864