Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006 |
Resumo: | O artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado. |
id |
ANPUH-1_9be35d256c4b507fdda7ab620938fcff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-01882013000100006 |
network_acronym_str |
ANPUH-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de história (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XXensino de Históriacultura políticahistória regionalO artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado.Associação Nacional de História - ANPUH2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006Revista Brasileira de História v.33 n.65 2013reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882013000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cristiani Bereta daZamboni,Ernestapor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882013000100006Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2013-07-16T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
title |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
spellingShingle |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX Silva,Cristiani Bereta da ensino de História cultura política história regional |
title_short |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
title_full |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
title_fullStr |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
title_full_unstemmed |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
title_sort |
Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX |
author |
Silva,Cristiani Bereta da |
author_facet |
Silva,Cristiani Bereta da Zamboni,Ernesta |
author_role |
author |
author2 |
Zamboni,Ernesta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cristiani Bereta da Zamboni,Ernesta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de História cultura política história regional |
topic |
ensino de História cultura política história regional |
description |
O artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-01882013000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História v.33 n.65 2013 reponame:Revista brasileira de história (Online) instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista brasileira de história (Online) |
collection |
Revista brasileira de história (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org |
_version_ |
1754209071728164864 |