A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200006 |
Resumo: | Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito. |
id |
ANPUH-1_ba0b4fb7dbdad7ea1d51fd2344f82c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-01881999000200006 |
network_acronym_str |
ANPUH-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de história (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de HistóriaEnsino de HistóriaPolíticaNarrativaEm quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito.Associação Nacional de História - ANPUH1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200006Revista Brasileira de História v.19 n.38 1999reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01881999000200006info:eu-repo/semantics/openAccessLaville,Christianpor2000-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01881999000200006Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2000-02-25T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
title |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
spellingShingle |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História Laville,Christian Ensino de História Política Narrativa |
title_short |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
title_full |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
title_fullStr |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
title_full_unstemmed |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
title_sort |
A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História |
author |
Laville,Christian |
author_facet |
Laville,Christian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laville,Christian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Política Narrativa |
topic |
Ensino de História Política Narrativa |
description |
Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-01881999000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História v.19 n.38 1999 reponame:Revista brasileira de história (Online) instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista brasileira de história (Online) |
collection |
Revista brasileira de história (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org |
_version_ |
1754209070415347712 |