Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos alguns resultados de pesquisa em andamento que busca examinar as potencialidades das “narrativas de si” para a constituição do saber histórico escolar e para a produção de identidades docentes. Tendo por base a análise de aulas de História no Ensino Médio ministradas por uma professora reconhecida como marcante por seus antigos alunos, discutimos algumas potencialidades didáticas emergentes da análise das “narrativas de si”. Especialmente, a influência desse aspecto do ensino na “negociação de distâncias” entre professora e alunos, que viabiliza a aproximação dos conteúdos da disciplina História com a realidade do aluno e com o tempo presente. Bem como sua influência na relação com o ensino de conteúdos, valores éticos e morais. Foi possível, também, registrar indícios de transformação, simultânea e contínua, no processo de constituição de sua identidade docente. |
id |
ANPUH-2_f88803fdc56051325e0a37d82eb709fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/196 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História EscolarEnsino de História; Narrativas de Si; Professores MarcantesNeste artigo, apresentamos alguns resultados de pesquisa em andamento que busca examinar as potencialidades das “narrativas de si” para a constituição do saber histórico escolar e para a produção de identidades docentes. Tendo por base a análise de aulas de História no Ensino Médio ministradas por uma professora reconhecida como marcante por seus antigos alunos, discutimos algumas potencialidades didáticas emergentes da análise das “narrativas de si”. Especialmente, a influência desse aspecto do ensino na “negociação de distâncias” entre professora e alunos, que viabiliza a aproximação dos conteúdos da disciplina História com a realidade do aluno e com o tempo presente. Bem como sua influência na relação com o ensino de conteúdos, valores éticos e morais. Foi possível, também, registrar indícios de transformação, simultânea e contínua, no processo de constituição de sua identidade docente.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMonteiro, Ana Maria Ferreira da CostaAmorim, Mariana de Oliveira2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19610.20949/rhhj.v4i8.196Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 15-311806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196/140https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/196/2910.20949/rhhj.v4i8.196.s29Direitos autorais 2017 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorimhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:45:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/196Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:45:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
title |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
spellingShingle |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa Ensino de História; Narrativas de Si; Professores Marcantes |
title_short |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
title_full |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
title_fullStr |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
title_full_unstemmed |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
title_sort |
Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar |
author |
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa |
author_facet |
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa Amorim, Mariana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Mariana de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa Amorim, Mariana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História; Narrativas de Si; Professores Marcantes |
topic |
Ensino de História; Narrativas de Si; Professores Marcantes |
description |
Neste artigo, apresentamos alguns resultados de pesquisa em andamento que busca examinar as potencialidades das “narrativas de si” para a constituição do saber histórico escolar e para a produção de identidades docentes. Tendo por base a análise de aulas de História no Ensino Médio ministradas por uma professora reconhecida como marcante por seus antigos alunos, discutimos algumas potencialidades didáticas emergentes da análise das “narrativas de si”. Especialmente, a influência desse aspecto do ensino na “negociação de distâncias” entre professora e alunos, que viabiliza a aproximação dos conteúdos da disciplina História com a realidade do aluno e com o tempo presente. Bem como sua influência na relação com o ensino de conteúdos, valores éticos e morais. Foi possível, também, registrar indícios de transformação, simultânea e contínua, no processo de constituição de sua identidade docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196 10.20949/rhhj.v4i8.196 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i8.196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196/140 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/196/29 10.20949/rhhj.v4i8.196.s29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorim http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorim http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 15-31 1806-3993 10.20949/RHHJ reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288928714752 |