Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011 |
Resumo: | A ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período. |
id |
ANPUH-1_f04930269e3e7159031c03b742f382e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-01882002000100011 |
network_acronym_str |
ANPUH-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de história (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"História e ensinoconsciência históricaidentidade nacionalA ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período.Associação Nacional de História - ANPUH2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011Revista Brasileira de História v.22 n.43 2002reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882002000100011info:eu-repo/semantics/openAccessCerri,Luis Fernandopor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882002000100011Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2015-11-24T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
title |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
spellingShingle |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" Cerri,Luis Fernando História e ensino consciência histórica identidade nacional |
title_short |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
title_full |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
title_fullStr |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
title_sort |
Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico" |
author |
Cerri,Luis Fernando |
author_facet |
Cerri,Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerri,Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e ensino consciência histórica identidade nacional |
topic |
História e ensino consciência histórica identidade nacional |
description |
A ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-01882002000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História v.22 n.43 2002 reponame:Revista brasileira de história (Online) instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista brasileira de história (Online) |
collection |
Revista brasileira de história (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org |
_version_ |
1754209070719434752 |