Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abud,Katia Maria
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200006
Resumo: Desde que a História se estruturou como disciplina escolar, a formação e o fortalecimento do sentimento de identidade nacional foi um dos objetivos de seu ensino. A questão da identidade nacional brasileira se colocava com muita força entre intelectuais e educadores brasileiros da primeira metade deste século. Entre estes últimos, os que participaram dos órgãos pú-blicos educacionais procuraram fazer com que a História fosse um veículo para suas idéias, que foram incorporadas pelos programas e pelos manuais escolares. Ao incorporarem tais idéias, os programas da disci-plina e os livros didáticos deram especial importância à formação do povo brasileiro, à integridade territorial e administrativa do Brasil, bem como à unidade cultural do Brasil.
id ANPUH-1_fbe1ef935411bc37257fcfa63a05aae1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01881998000200006
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era VargasIdentidade NacionalLivros DidáticosEra VargasDesde que a História se estruturou como disciplina escolar, a formação e o fortalecimento do sentimento de identidade nacional foi um dos objetivos de seu ensino. A questão da identidade nacional brasileira se colocava com muita força entre intelectuais e educadores brasileiros da primeira metade deste século. Entre estes últimos, os que participaram dos órgãos pú-blicos educacionais procuraram fazer com que a História fosse um veículo para suas idéias, que foram incorporadas pelos programas e pelos manuais escolares. Ao incorporarem tais idéias, os programas da disci-plina e os livros didáticos deram especial importância à formação do povo brasileiro, à integridade territorial e administrativa do Brasil, bem como à unidade cultural do Brasil.Associação Nacional de História - ANPUH1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200006Revista Brasileira de História v.18 n.36 1998reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01881998000200006info:eu-repo/semantics/openAccessAbud,Katia Mariapor1999-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01881998000200006Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:1999-05-06T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
title Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
spellingShingle Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
Abud,Katia Maria
Identidade Nacional
Livros Didáticos
Era Vargas
title_short Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
title_full Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
title_fullStr Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
title_full_unstemmed Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
title_sort Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas
author Abud,Katia Maria
author_facet Abud,Katia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abud,Katia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Nacional
Livros Didáticos
Era Vargas
topic Identidade Nacional
Livros Didáticos
Era Vargas
description Desde que a História se estruturou como disciplina escolar, a formação e o fortalecimento do sentimento de identidade nacional foi um dos objetivos de seu ensino. A questão da identidade nacional brasileira se colocava com muita força entre intelectuais e educadores brasileiros da primeira metade deste século. Entre estes últimos, os que participaram dos órgãos pú-blicos educacionais procuraram fazer com que a História fosse um veículo para suas idéias, que foram incorporadas pelos programas e pelos manuais escolares. Ao incorporarem tais idéias, os programas da disci-plina e os livros didáticos deram especial importância à formação do povo brasileiro, à integridade territorial e administrativa do Brasil, bem como à unidade cultural do Brasil.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01881998000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.18 n.36 1998
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209070387036161