A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/71 |
Resumo: | Neste texto procura?se analisar o projeto de edificação de uma cultura escolar que contribuiu para a manifestação e consolidação de um ideário de nação que emergiu, sob a égide da industrialização e do desenvolvimentismo, como estrutura social instituidora de um espectro civilizatório, consonante com a perspectiva iluminista de construção do sujeito moderno. Para dar conta disso, tomou?se por enfoque a escola pública mineira na Era Vargas como um espaço social inculcador e forjador de uma “nova identidade brasileira”, identidade esta que deveria estar coadunada com os princípios políticos, econômicos, sociais e culturais de um estado ditatorial, alicerçado num projeto nacionalista e desenvolvimentista. |
id |
UNISUL-4_1d5815467522862a24df8796a0946e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/71 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileiraEra VargasNova identidade brasileiraProjeto nacionalista e desenvolvimentistaNeste texto procura?se analisar o projeto de edificação de uma cultura escolar que contribuiu para a manifestação e consolidação de um ideário de nação que emergiu, sob a égide da industrialização e do desenvolvimentismo, como estrutura social instituidora de um espectro civilizatório, consonante com a perspectiva iluminista de construção do sujeito moderno. Para dar conta disso, tomou?se por enfoque a escola pública mineira na Era Vargas como um espaço social inculcador e forjador de uma “nova identidade brasileira”, identidade esta que deveria estar coadunada com os princípios políticos, econômicos, sociais e culturais de um estado ditatorial, alicerçado num projeto nacionalista e desenvolvimentista.Universidade do Sul de Santa Catarina2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/7110.19177/prppge.v1e22008148-163Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 1 n. 2 (2008); 148-1632179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/71/78Alves, Márcio Fagundesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-15T13:16:43Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/71Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-15T13:16:43Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
title |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
spellingShingle |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira Alves, Márcio Fagundes Era Vargas Nova identidade brasileira Projeto nacionalista e desenvolvimentista |
title_short |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
title_full |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
title_fullStr |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
title_full_unstemmed |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
title_sort |
A escola pública mineira e os rituais cívicos na Era Vargas (1930?1945): um processo de reconstrução da identidade nacional brasileira |
author |
Alves, Márcio Fagundes |
author_facet |
Alves, Márcio Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Márcio Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Era Vargas Nova identidade brasileira Projeto nacionalista e desenvolvimentista |
topic |
Era Vargas Nova identidade brasileira Projeto nacionalista e desenvolvimentista |
description |
Neste texto procura?se analisar o projeto de edificação de uma cultura escolar que contribuiu para a manifestação e consolidação de um ideário de nação que emergiu, sob a égide da industrialização e do desenvolvimentismo, como estrutura social instituidora de um espectro civilizatório, consonante com a perspectiva iluminista de construção do sujeito moderno. Para dar conta disso, tomou?se por enfoque a escola pública mineira na Era Vargas como um espaço social inculcador e forjador de uma “nova identidade brasileira”, identidade esta que deveria estar coadunada com os princípios políticos, econômicos, sociais e culturais de um estado ditatorial, alicerçado num projeto nacionalista e desenvolvimentista. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/71 10.19177/prppge.v1e22008148-163 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/71 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v1e22008148-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/71/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 1 n. 2 (2008); 148-163 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746484162560 |