Epistemologia e Ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luis Alberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/229
Resumo: A articulação entre investigação e produção científica na área da História e os programas escolares ocupa os debates internacionais. A importância concedida pelos decisores educativos às ciências da educação reforçaram a transversalidade dos saberes em detrimento das especificidades epistemológicas. A divisão tradicional entre saber e saber-fazer sai fragilizada, e a luta pela inscrição de uma didática ancorada no saber disciplinar percorre um caminho nem sempre facilitado. A maturidade hoje assumida pela Educação Histórica leva-nos de regresso à epistemologia do saber histórico, assumida como a melhor estratégia para levar o aluno a aprender segundo regras específicas da construção desse saber, transformando-o, pelo conhecimento adquirido, num verdadeiro utilizador do passado para uma efetiva intervenção cívica no presente. A prática de formação de professores de História em Portugal ao longo de 30 anos nos permite enfatizar a importância do regresso a fontes primárias e a processos didáticos socioconstrutivistas para reafirmar o sentido do ofício do historiador e das suas práticas científicas no contexto escolar da disciplina.
id ANPUH-2_038228f319a7dced65fe8b3c789502e9
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/229
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Epistemologia e Ensino da HistóriaHistóriaA articulação entre investigação e produção científica na área da História e os programas escolares ocupa os debates internacionais. A importância concedida pelos decisores educativos às ciências da educação reforçaram a transversalidade dos saberes em detrimento das especificidades epistemológicas. A divisão tradicional entre saber e saber-fazer sai fragilizada, e a luta pela inscrição de uma didática ancorada no saber disciplinar percorre um caminho nem sempre facilitado. A maturidade hoje assumida pela Educação Histórica leva-nos de regresso à epistemologia do saber histórico, assumida como a melhor estratégia para levar o aluno a aprender segundo regras específicas da construção desse saber, transformando-o, pelo conhecimento adquirido, num verdadeiro utilizador do passado para uma efetiva intervenção cívica no presente. A prática de formação de professores de História em Portugal ao longo de 30 anos nos permite enfatizar a importância do regresso a fontes primárias e a processos didáticos socioconstrutivistas para reafirmar o sentido do ofício do historiador e das suas práticas científicas no contexto escolar da disciplina.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilAlves, Luis Alberto2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/22910.20949/rhhj.v5i9.229Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 9-301806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/229/164https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/229/40https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/229/4110.20949/rhhj.v5i9.229.s4010.20949/rhhj.v5i9.229.s41Direitos autorais 2017 Luis Alberto Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/229Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e Ensino da História
title Epistemologia e Ensino da História
spellingShingle Epistemologia e Ensino da História
Alves, Luis Alberto
História
title_short Epistemologia e Ensino da História
title_full Epistemologia e Ensino da História
title_fullStr Epistemologia e Ensino da História
title_full_unstemmed Epistemologia e Ensino da História
title_sort Epistemologia e Ensino da História
author Alves, Luis Alberto
author_facet Alves, Luis Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luis Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
description A articulação entre investigação e produção científica na área da História e os programas escolares ocupa os debates internacionais. A importância concedida pelos decisores educativos às ciências da educação reforçaram a transversalidade dos saberes em detrimento das especificidades epistemológicas. A divisão tradicional entre saber e saber-fazer sai fragilizada, e a luta pela inscrição de uma didática ancorada no saber disciplinar percorre um caminho nem sempre facilitado. A maturidade hoje assumida pela Educação Histórica leva-nos de regresso à epistemologia do saber histórico, assumida como a melhor estratégia para levar o aluno a aprender segundo regras específicas da construção desse saber, transformando-o, pelo conhecimento adquirido, num verdadeiro utilizador do passado para uma efetiva intervenção cívica no presente. A prática de formação de professores de História em Portugal ao longo de 30 anos nos permite enfatizar a importância do regresso a fontes primárias e a processos didáticos socioconstrutivistas para reafirmar o sentido do ofício do historiador e das suas práticas científicas no contexto escolar da disciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/229
10.20949/rhhj.v5i9.229
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/229
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i9.229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/229/164
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/229/40
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/229/41
10.20949/rhhj.v5i9.229.s40
10.20949/rhhj.v5i9.229.s41
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Luis Alberto Alves
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Luis Alberto Alves
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 9-30
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i9
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288612044800