Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/139 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é oferecer ao leitor – especialmente aos educadores que atuam em instituições museais e/ou em escolas que buscam explorar o potencial pedagógico existente nos espaços educativos da cidade – reflexões derivadas de uma investigação desenvolvida entre os anos de 2011 e 2013 junto ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aquela pesquisa dedicou-se a compreender as aprendizagens que se processam em museus buscando qualificar em que medida as instituições museais podem funcionar como espaços potentes no sentido de engendrar práticas pedagógicas múltiplas e criadoras na sala de aula. Por isso pensamos na ambígua relação que se pode focalizar envolvendo crianças se relacionando com o Tempo no interior dos novos Templos das Musas. Priorizou-se a compreensão sobre os processos de significação produzidos por crianças no interior de museus, partindo-se da aposta política na ideia de que, enquanto espaços educadores presentes e/ou possíveis de existir nas cidades, o direito à cidade representa também o direito à cultura da/na cidade e, acima de tudo, o direito à memória. |
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Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museusO objetivo deste artigo é oferecer ao leitor – especialmente aos educadores que atuam em instituições museais e/ou em escolas que buscam explorar o potencial pedagógico existente nos espaços educativos da cidade – reflexões derivadas de uma investigação desenvolvida entre os anos de 2011 e 2013 junto ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aquela pesquisa dedicou-se a compreender as aprendizagens que se processam em museus buscando qualificar em que medida as instituições museais podem funcionar como espaços potentes no sentido de engendrar práticas pedagógicas múltiplas e criadoras na sala de aula. Por isso pensamos na ambígua relação que se pode focalizar envolvendo crianças se relacionando com o Tempo no interior dos novos Templos das Musas. Priorizou-se a compreensão sobre os processos de significação produzidos por crianças no interior de museus, partindo-se da aposta política na ideia de que, enquanto espaços educadores presentes e/ou possíveis de existir nas cidades, o direito à cidade representa também o direito à cultura da/na cidade e, acima de tudo, o direito à memória.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilVan Erven, Maria FernandaRegina Miranda, Sonia2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/13910.20949/rhhj.v3i6.139Revista História Hoje; v. 3, n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 91 - 1191806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/139/108Direitos autorais 2017 Maria Fernanda Van Erven, Sonia Regina Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:46:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/139Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:46:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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