Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242 |
Resumo: | O presente estudo investiga o Ensino de História por meio das interconexões entre História e narrativas ficcionais, com ênfase na literatura e em histórias em quadrinhos. Como delimitação do objeto, as reflexões partiram das observações e debates nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, especialmente aquelas que dão espaço para discussões sobre tal relação e que compõem o currículo do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 2006, quando tais disciplinas foram efetivamente implantadas no currículo do curso. Os aportes teóricos seguiram os lastros de Cerri (2013), Compagnon (2012), Vergueiro (2007), Guimarães (2011), Vilela (2007) e Chartier (2002). Considerou-se que a prática pedagógica potencializa a ampliação dos horizontes teóricos, metodológicos e didáticos, no que tange às aproximações entre História e demais linguagens e narrativas. |
id |
ANPUH-2_3a2e4e0f835f768f90fbfb271681029f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/242 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de HistóriaHistória; Narrativas; Educação; EnsinoO presente estudo investiga o Ensino de História por meio das interconexões entre História e narrativas ficcionais, com ênfase na literatura e em histórias em quadrinhos. Como delimitação do objeto, as reflexões partiram das observações e debates nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, especialmente aquelas que dão espaço para discussões sobre tal relação e que compõem o currículo do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 2006, quando tais disciplinas foram efetivamente implantadas no currículo do curso. Os aportes teóricos seguiram os lastros de Cerri (2013), Compagnon (2012), Vergueiro (2007), Guimarães (2011), Vilela (2007) e Chartier (2002). Considerou-se que a prática pedagógica potencializa a ampliação dos horizontes teóricos, metodológicos e didáticos, no que tange às aproximações entre História e demais linguagens e narrativas.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFontineles Filho, Pedro Pio2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/24210.20949/rhhj.v5i9.242Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 285-3081806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242/184https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/242/5010.20949/rhhj.v5i9.242.s50Direitos autorais 2017 Pedro Pio Fontineles Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/242Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
title |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
spellingShingle |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História Fontineles Filho, Pedro Pio História; Narrativas; Educação; Ensino |
title_short |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
title_full |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
title_fullStr |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
title_full_unstemmed |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
title_sort |
Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História |
author |
Fontineles Filho, Pedro Pio |
author_facet |
Fontineles Filho, Pedro Pio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontineles Filho, Pedro Pio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Narrativas; Educação; Ensino |
topic |
História; Narrativas; Educação; Ensino |
description |
O presente estudo investiga o Ensino de História por meio das interconexões entre História e narrativas ficcionais, com ênfase na literatura e em histórias em quadrinhos. Como delimitação do objeto, as reflexões partiram das observações e debates nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, especialmente aquelas que dão espaço para discussões sobre tal relação e que compõem o currículo do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 2006, quando tais disciplinas foram efetivamente implantadas no currículo do curso. Os aportes teóricos seguiram os lastros de Cerri (2013), Compagnon (2012), Vergueiro (2007), Guimarães (2011), Vilela (2007) e Chartier (2002). Considerou-se que a prática pedagógica potencializa a ampliação dos horizontes teóricos, metodológicos e didáticos, no que tange às aproximações entre História e demais linguagens e narrativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242 10.20949/rhhj.v5i9.242 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v5i9.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242/184 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/242/50 10.20949/rhhj.v5i9.242.s50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedro Pio Fontineles Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedro Pio Fontineles Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 285-308 1806-3993 10.20949/rhhj.v5i9 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288602607616 |