Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontineles Filho, Pedro Pio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242
Resumo: O presente estudo investiga o Ensino de História por meio das interconexões entre História e narrativas ficcionais, com ênfase na literatura e em histórias em quadrinhos. Como delimitação do objeto, as reflexões partiram das observações e debates nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, especialmente aquelas que dão espaço para discussões sobre tal relação e que compõem o currículo do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 2006, quando tais disciplinas foram efetivamente implantadas no currículo do curso. Os aportes teóricos seguiram os lastros de Cerri (2013), Compagnon (2012), Vergueiro (2007), Guimarães (2011), Vilela (2007) e Chartier (2002). Considerou-se que a prática pedagógica potencializa a ampliação dos horizontes teóricos, metodológicos e didáticos, no que tange às aproximações entre História e demais linguagens e narrativas.
id ANPUH-2_3a2e4e0f835f768f90fbfb271681029f
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/242
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de HistóriaHistória; Narrativas; Educação; EnsinoO presente estudo investiga o Ensino de História por meio das interconexões entre História e narrativas ficcionais, com ênfase na literatura e em histórias em quadrinhos. Como delimitação do objeto, as reflexões partiram das observações e debates nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, especialmente aquelas que dão espaço para discussões sobre tal relação e que compõem o currículo do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 2006, quando tais disciplinas foram efetivamente implantadas no currículo do curso. Os aportes teóricos seguiram os lastros de Cerri (2013), Compagnon (2012), Vergueiro (2007), Guimarães (2011), Vilela (2007) e Chartier (2002). Considerou-se que a prática pedagógica potencializa a ampliação dos horizontes teóricos, metodológicos e didáticos, no que tange às aproximações entre História e demais linguagens e narrativas.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFontineles Filho, Pedro Pio2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/24210.20949/rhhj.v5i9.242Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 285-3081806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242/184https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/242/5010.20949/rhhj.v5i9.242.s50Direitos autorais 2017 Pedro Pio Fontineles Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/242Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
title Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
spellingShingle Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
Fontineles Filho, Pedro Pio
História; Narrativas; Educação; Ensino
title_short Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
title_full Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
title_fullStr Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
title_full_unstemmed Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
title_sort Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História
author Fontineles Filho, Pedro Pio
author_facet Fontineles Filho, Pedro Pio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontineles Filho, Pedro Pio
dc.subject.por.fl_str_mv História; Narrativas; Educação; Ensino
topic História; Narrativas; Educação; Ensino
description O presente estudo investiga o Ensino de História por meio das interconexões entre História e narrativas ficcionais, com ênfase na literatura e em histórias em quadrinhos. Como delimitação do objeto, as reflexões partiram das observações e debates nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, especialmente aquelas que dão espaço para discussões sobre tal relação e que compõem o currículo do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 2006, quando tais disciplinas foram efetivamente implantadas no currículo do curso. Os aportes teóricos seguiram os lastros de Cerri (2013), Compagnon (2012), Vergueiro (2007), Guimarães (2011), Vilela (2007) e Chartier (2002). Considerou-se que a prática pedagógica potencializa a ampliação dos horizontes teóricos, metodológicos e didáticos, no que tange às aproximações entre História e demais linguagens e narrativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242
10.20949/rhhj.v5i9.242
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i9.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/242/184
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/242/50
10.20949/rhhj.v5i9.242.s50
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedro Pio Fontineles Filho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedro Pio Fontineles Filho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 285-308
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i9
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288602607616