Nos saberes de Clio e de Arconte: História, Literatura e Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7801 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de compreender as relações de aproximação e distanciamento entre os saberes histórico, literário e educacional. Dessa forma, o estudo fez análises sobre a obra do escritor O. G. Rego de Carvalho, que problematizou a existência de “Literatura piauiense”. A postura do literato possibilitou questionamentos sobre a história da literatura e sobre o que é “ser piauiense”. Metodologicamente, o estudo centrou suas análises na leitura analítico-interpretativa da obra desse literato, a crítica literária local, bem como as leis estaduais, que tratam da obrigatoriedade do ensino de Literatura piauiense nas escolas do estado. Para tanto, as orientações teóricas de Certeau, Derrida, Barthes e Guimarães foram fulcrais para alicerçar as discussões propostas. Considerou-se, em linhas gerais, que a obra do literato permite uma reflexão sobre o “ser piauiense” na História e na Literatura, tendo o ensino como elo. |
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