Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/207
Resumo: Este artigo é fragmento da dissertação “Ìtàn – oralidades e escritas: um estudo de caso de cadernos de hunkó e outras escritas no Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá”, na qual analiso as redes educativas construídas no terreiro de candomblé Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá partindo dos ìtàn (histórias de òrìṣà) como narrativa histórica que dá sentido à religião, bem como dos cadernos/diários de crianças e adolescentes candomblecistas, que registram por escrito aquilo que é aprendido nos cotidianos desse terreiro. A língua yorubá surge como ponto comum nesses cadernos/diários, através dos ìtàn, das aduras (rezas), e dos glossários. As análises desses registros escritos e as configurações dos textos nos cadernos/diários serão apresentadas neste texto, que busca refletir sobre o aprender no terreiro e o aprender na escola.
id ANPUH-2_461c3d8e4e79cf06b0bec2247e8ee5fa
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/207
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá SagbáEste artigo é fragmento da dissertação “Ìtàn – oralidades e escritas: um estudo de caso de cadernos de hunkó e outras escritas no Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá”, na qual analiso as redes educativas construídas no terreiro de candomblé Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá partindo dos ìtàn (histórias de òrìṣà) como narrativa histórica que dá sentido à religião, bem como dos cadernos/diários de crianças e adolescentes candomblecistas, que registram por escrito aquilo que é aprendido nos cotidianos desse terreiro. A língua yorubá surge como ponto comum nesses cadernos/diários, através dos ìtàn, das aduras (rezas), e dos glossários. As análises desses registros escritos e as configurações dos textos nos cadernos/diários serão apresentadas neste texto, que busca refletir sobre o aprender no terreiro e o aprender na escola.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/20710.20949/vol4n8Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 348-365Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 348-365Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 348-3651806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/207/154Copyright (c) 2017 Marta Ferreira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marta Ferreira2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/207Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
title Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
spellingShingle Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
Silva, Marta Ferreira
title_short Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
title_full Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
title_fullStr Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
title_full_unstemmed Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
title_sort Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá
author Silva, Marta Ferreira
author_facet Silva, Marta Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Ferreira
description Este artigo é fragmento da dissertação “Ìtàn – oralidades e escritas: um estudo de caso de cadernos de hunkó e outras escritas no Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá”, na qual analiso as redes educativas construídas no terreiro de candomblé Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá partindo dos ìtàn (histórias de òrìṣà) como narrativa histórica que dá sentido à religião, bem como dos cadernos/diários de crianças e adolescentes candomblecistas, que registram por escrito aquilo que é aprendido nos cotidianos desse terreiro. A língua yorubá surge como ponto comum nesses cadernos/diários, através dos ìtàn, das aduras (rezas), e dos glossários. As análises desses registros escritos e as configurações dos textos nos cadernos/diários serão apresentadas neste texto, que busca refletir sobre o aprender no terreiro e o aprender na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/207
10.20949/vol4n8
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/207
identifier_str_mv 10.20949/vol4n8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/207/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marta Ferreira Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marta Ferreira Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 348-365
Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 348-365
Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 348-365
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287617994752