A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antônio Carlos de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46
Resumo: O objetivo do artigo é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se para isso a busca dos movimentos indígenas pela obtenção de conhecimentos necessários para redefinir a presença indígena no Estado no Brasil e para entender as formas político-sociais não indígenas, de modo a superá-las. Essa reflexão se faz sobre a experiência do Projeto Trilhas deConhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a2010 no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento (Laced)do Museu Nacional-UFRJ, financiado pela Fundação Ford.
id ANPUH-2_48cd209412be87ad34e75e3823bf73aa
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/46
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de ConhecimentosHistória; Antropologia;EducaçãoO objetivo do artigo é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se para isso a busca dos movimentos indígenas pela obtenção de conhecimentos necessários para redefinir a presença indígena no Estado no Brasil e para entender as formas político-sociais não indígenas, de modo a superá-las. Essa reflexão se faz sobre a experiência do Projeto Trilhas deConhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a2010 no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento (Laced)do Museu Nacional-UFRJ, financiado pela Fundação Ford.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFundação FordFaperjFinepLima, Antônio Carlos de Souza2013-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4610.20949/vol4n8Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 169-1931806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46/36Direitos autorais 2017 Antônio Carlos de Souza Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/46Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
title A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
spellingShingle A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
Lima, Antônio Carlos de Souza
História; Antropologia;Educação
title_short A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
title_full A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
title_fullStr A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
title_full_unstemmed A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
title_sort A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
author Lima, Antônio Carlos de Souza
author_facet Lima, Antônio Carlos de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Ford
Faperj
Finep
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antônio Carlos de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv História; Antropologia;Educação
topic História; Antropologia;Educação
description O objetivo do artigo é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se para isso a busca dos movimentos indígenas pela obtenção de conhecimentos necessários para redefinir a presença indígena no Estado no Brasil e para entender as formas político-sociais não indígenas, de modo a superá-las. Essa reflexão se faz sobre a experiência do Projeto Trilhas deConhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a2010 no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento (Laced)do Museu Nacional-UFRJ, financiado pela Fundação Ford.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46
10.20949/vol4n8
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46
identifier_str_mv 10.20949/vol4n8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46/36
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Antônio Carlos de Souza Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Antônio Carlos de Souza Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 169-193
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289511723008