A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46 |
Resumo: | O objetivo do artigo é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se para isso a busca dos movimentos indígenas pela obtenção de conhecimentos necessários para redefinir a presença indígena no Estado no Brasil e para entender as formas político-sociais não indígenas, de modo a superá-las. Essa reflexão se faz sobre a experiência do Projeto Trilhas deConhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a2010 no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento (Laced)do Museu Nacional-UFRJ, financiado pela Fundação Ford. |
id |
ANPUH-2_48cd209412be87ad34e75e3823bf73aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/46 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de ConhecimentosHistória; Antropologia;EducaçãoO objetivo do artigo é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se para isso a busca dos movimentos indígenas pela obtenção de conhecimentos necessários para redefinir a presença indígena no Estado no Brasil e para entender as formas político-sociais não indígenas, de modo a superá-las. Essa reflexão se faz sobre a experiência do Projeto Trilhas deConhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a2010 no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento (Laced)do Museu Nacional-UFRJ, financiado pela Fundação Ford.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFundação FordFaperjFinepLima, Antônio Carlos de Souza2013-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4610.20949/vol4n8Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 169-1931806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46/36Direitos autorais 2017 Antônio Carlos de Souza Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/46Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
title |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
spellingShingle |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos Lima, Antônio Carlos de Souza História; Antropologia;Educação |
title_short |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
title_full |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
title_fullStr |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
title_full_unstemmed |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
title_sort |
A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos |
author |
Lima, Antônio Carlos de Souza |
author_facet |
Lima, Antônio Carlos de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Ford Faperj Finep |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Antônio Carlos de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Antropologia;Educação |
topic |
História; Antropologia;Educação |
description |
O objetivo do artigo é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se para isso a busca dos movimentos indígenas pela obtenção de conhecimentos necessários para redefinir a presença indígena no Estado no Brasil e para entender as formas político-sociais não indígenas, de modo a superá-las. Essa reflexão se faz sobre a experiência do Projeto Trilhas deConhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a2010 no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento (Laced)do Museu Nacional-UFRJ, financiado pela Fundação Ford. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46 10.20949/vol4n8 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46 |
identifier_str_mv |
10.20949/vol4n8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Antônio Carlos de Souza Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Antônio Carlos de Souza Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 1, n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 169-193 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289511723008 |