A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Céu de Melo, Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177
Resumo: O texto versa a formação de professores de História após a Declaração de Bolonha (1999), focando o Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, condição legal em Portugal para o exercício de ser professor destas duas disciplinas do currículo nacional. Apesar da sua natureza bidisciplinar, detivemo-nos apenas na formação em História, já que a partir do ano letivo de 2015-2016 ela voltará a ser unidisciplinar. Explicita-se a articulação entre a formação histórica e a formação pedagógica, realçando a dimensão investigativa que sobressai neste modelo de um professor que se espera reflexivo, autónomo e pró-ativo na implementação de mudanças educacionais. O exemplo centra-se no mestrado oferecido pela Universidade do Minho, Portugal, cuja direção é da autora deste texto.
id ANPUH-2_642a29832e2d253878992688755627e8
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/177
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativasO texto versa a formação de professores de História após a Declaração de Bolonha (1999), focando o Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, condição legal em Portugal para o exercício de ser professor destas duas disciplinas do currículo nacional. Apesar da sua natureza bidisciplinar, detivemo-nos apenas na formação em História, já que a partir do ano letivo de 2015-2016 ela voltará a ser unidisciplinar. Explicita-se a articulação entre a formação histórica e a formação pedagógica, realçando a dimensão investigativa que sobressai neste modelo de um professor que se espera reflexivo, autónomo e pró-ativo na implementação de mudanças educacionais. O exemplo centra-se no mestrado oferecido pela Universidade do Minho, Portugal, cuja direção é da autora deste texto.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFinanciados por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologiado Céu de Melo, Maria2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/17710.20949/rhhj.v4i7.177Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 41 - 611806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177/124Direitos autorais 2017 Maria do Céu de Melohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:44:29Zoai:rhhj.anpuh.org:article/177Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:44:29Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
title A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
spellingShingle A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
do Céu de Melo, Maria
title_short A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
title_full A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
title_fullStr A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
title_full_unstemmed A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
title_sort A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
author do Céu de Melo, Maria
author_facet do Céu de Melo, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Financiados por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
dc.contributor.author.fl_str_mv do Céu de Melo, Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
description O texto versa a formação de professores de História após a Declaração de Bolonha (1999), focando o Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, condição legal em Portugal para o exercício de ser professor destas duas disciplinas do currículo nacional. Apesar da sua natureza bidisciplinar, detivemo-nos apenas na formação em História, já que a partir do ano letivo de 2015-2016 ela voltará a ser unidisciplinar. Explicita-se a articulação entre a formação histórica e a formação pedagógica, realçando a dimensão investigativa que sobressai neste modelo de um professor que se espera reflexivo, autónomo e pró-ativo na implementação de mudanças educacionais. O exemplo centra-se no mestrado oferecido pela Universidade do Minho, Portugal, cuja direção é da autora deste texto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177
10.20949/rhhj.v4i7.177
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i7.177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177/124
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Maria do Céu de Melo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Maria do Céu de Melo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 41 - 61
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288942346240