A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177 |
Resumo: | O texto versa a formação de professores de História após a Declaração de Bolonha (1999), focando o Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, condição legal em Portugal para o exercício de ser professor destas duas disciplinas do currículo nacional. Apesar da sua natureza bidisciplinar, detivemo-nos apenas na formação em História, já que a partir do ano letivo de 2015-2016 ela voltará a ser unidisciplinar. Explicita-se a articulação entre a formação histórica e a formação pedagógica, realçando a dimensão investigativa que sobressai neste modelo de um professor que se espera reflexivo, autónomo e pró-ativo na implementação de mudanças educacionais. O exemplo centra-se no mestrado oferecido pela Universidade do Minho, Portugal, cuja direção é da autora deste texto. |
id |
ANPUH-2_642a29832e2d253878992688755627e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/177 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativasO texto versa a formação de professores de História após a Declaração de Bolonha (1999), focando o Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, condição legal em Portugal para o exercício de ser professor destas duas disciplinas do currículo nacional. Apesar da sua natureza bidisciplinar, detivemo-nos apenas na formação em História, já que a partir do ano letivo de 2015-2016 ela voltará a ser unidisciplinar. Explicita-se a articulação entre a formação histórica e a formação pedagógica, realçando a dimensão investigativa que sobressai neste modelo de um professor que se espera reflexivo, autónomo e pró-ativo na implementação de mudanças educacionais. O exemplo centra-se no mestrado oferecido pela Universidade do Minho, Portugal, cuja direção é da autora deste texto.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFinanciados por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologiado Céu de Melo, Maria2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/17710.20949/rhhj.v4i7.177Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 41 - 611806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177/124Direitos autorais 2017 Maria do Céu de Melohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:44:29Zoai:rhhj.anpuh.org:article/177Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:44:29Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
title |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
spellingShingle |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas do Céu de Melo, Maria |
title_short |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
title_full |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
title_fullStr |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
title_sort |
A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas |
author |
do Céu de Melo, Maria |
author_facet |
do Céu de Melo, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Financiados por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Céu de Melo, Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O texto versa a formação de professores de História após a Declaração de Bolonha (1999), focando o Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, condição legal em Portugal para o exercício de ser professor destas duas disciplinas do currículo nacional. Apesar da sua natureza bidisciplinar, detivemo-nos apenas na formação em História, já que a partir do ano letivo de 2015-2016 ela voltará a ser unidisciplinar. Explicita-se a articulação entre a formação histórica e a formação pedagógica, realçando a dimensão investigativa que sobressai neste modelo de um professor que se espera reflexivo, autónomo e pró-ativo na implementação de mudanças educacionais. O exemplo centra-se no mestrado oferecido pela Universidade do Minho, Portugal, cuja direção é da autora deste texto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177 10.20949/rhhj.v4i7.177 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i7.177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/177/124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Maria do Céu de Melo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Maria do Céu de Melo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 41 - 61 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288942346240 |