Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961 |
Resumo: | Sara Dias-Trindade é professora no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É doutora em Didática da História, com pós-doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma instituição. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e integrante da equipe de coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra. Além disso, tem contribuído com diversos estudos e pesquisas em parceria com diferentes universidades brasileiras, cujos temas envolvem a relação entre a formação docente e as tecnologias digitais, os cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior, ecologias de aprendizagens, competências digitais, letramento digital, educomunicação e aprendizagem móvel (mobile learning). Suas áreas de interesses investigativos são: a didática, a formação de professores, as tecnologias Digitais e educativas e o cinema na educação. |
id |
ANPUH-2_6862d0ef41b6d43bd2c99b55e2cec8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/961 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem históricaSara Dias-Trindade é professora no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É doutora em Didática da História, com pós-doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma instituição. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e integrante da equipe de coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra. Além disso, tem contribuído com diversos estudos e pesquisas em parceria com diferentes universidades brasileiras, cujos temas envolvem a relação entre a formação docente e as tecnologias digitais, os cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior, ecologias de aprendizagens, competências digitais, letramento digital, educomunicação e aprendizagem móvel (mobile learning). Suas áreas de interesses investigativos são: a didática, a formação de professores, as tecnologias Digitais e educativas e o cinema na educação. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSzlachta Junior, Arnaldo MartinRodrigues Junior, OsvaldoBonete, Wilian Junior2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/96110.20949/rhhj.v11i23.961Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 302-3131806-399310.20949/rhhj.v11i23reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961/474Direitos autorais 2022 Arnaldo Martin Szlachta Junior, Osvaldo Rodrigues Junior, Wilian Junior Bonetehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T22:24:20Zoai:rhhj.anpuh.org:article/961Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-11-16T22:24:20Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
title |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
spellingShingle |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
title_short |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
title_full |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
title_fullStr |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
title_full_unstemmed |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
title_sort |
Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica |
author |
Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
author_facet |
Szlachta Junior, Arnaldo Martin Rodrigues Junior, Osvaldo Bonete, Wilian Junior |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Junior, Osvaldo Bonete, Wilian Junior |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Szlachta Junior, Arnaldo Martin Rodrigues Junior, Osvaldo Bonete, Wilian Junior |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Sara Dias-Trindade é professora no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É doutora em Didática da História, com pós-doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma instituição. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e integrante da equipe de coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra. Além disso, tem contribuído com diversos estudos e pesquisas em parceria com diferentes universidades brasileiras, cujos temas envolvem a relação entre a formação docente e as tecnologias digitais, os cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior, ecologias de aprendizagens, competências digitais, letramento digital, educomunicação e aprendizagem móvel (mobile learning). Suas áreas de interesses investigativos são: a didática, a formação de professores, as tecnologias Digitais e educativas e o cinema na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961 10.20949/rhhj.v11i23.961 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i23.961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 302-313 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i23 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289712001024 |