Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues Junior, Osvaldo, Bonete, Wilian Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961
Resumo: Sara Dias-Trindade é professora no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É doutora em Didática da História, com pós-doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma instituição. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e integrante da equipe de coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra. Além disso, tem contribuído com diversos estudos e pesquisas em parceria com diferentes universidades brasileiras, cujos temas envolvem a relação entre a formação docente e as tecnologias digitais, os cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior, ecologias de aprendizagens, competências digitais, letramento digital, educomunicação e aprendizagem móvel (mobile learning). Suas áreas de interesses investigativos são: a didática, a formação de professores, as tecnologias Digitais e educativas e o cinema na educação. 
id ANPUH-2_6862d0ef41b6d43bd2c99b55e2cec8ce
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/961
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem históricaSara Dias-Trindade é professora no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É doutora em Didática da História, com pós-doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma instituição. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e integrante da equipe de coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra. Além disso, tem contribuído com diversos estudos e pesquisas em parceria com diferentes universidades brasileiras, cujos temas envolvem a relação entre a formação docente e as tecnologias digitais, os cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior, ecologias de aprendizagens, competências digitais, letramento digital, educomunicação e aprendizagem móvel (mobile learning). Suas áreas de interesses investigativos são: a didática, a formação de professores, as tecnologias Digitais e educativas e o cinema na educação. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSzlachta Junior, Arnaldo MartinRodrigues Junior, OsvaldoBonete, Wilian Junior2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/96110.20949/rhhj.v11i23.961Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 302-3131806-399310.20949/rhhj.v11i23reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961/474Direitos autorais 2022 Arnaldo Martin Szlachta Junior, Osvaldo Rodrigues Junior, Wilian Junior Bonetehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T22:24:20Zoai:rhhj.anpuh.org:article/961Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-11-16T22:24:20Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
title Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
spellingShingle Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
Szlachta Junior, Arnaldo Martin
title_short Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
title_full Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
title_fullStr Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
title_full_unstemmed Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
title_sort Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
author Szlachta Junior, Arnaldo Martin
author_facet Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Rodrigues Junior, Osvaldo
Bonete, Wilian Junior
author_role author
author2 Rodrigues Junior, Osvaldo
Bonete, Wilian Junior
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Rodrigues Junior, Osvaldo
Bonete, Wilian Junior
dc.subject.none.fl_str_mv
description Sara Dias-Trindade é professora no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É doutora em Didática da História, com pós-doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma instituição. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e integrante da equipe de coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra. Além disso, tem contribuído com diversos estudos e pesquisas em parceria com diferentes universidades brasileiras, cujos temas envolvem a relação entre a formação docente e as tecnologias digitais, os cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior, ecologias de aprendizagens, competências digitais, letramento digital, educomunicação e aprendizagem móvel (mobile learning). Suas áreas de interesses investigativos são: a didática, a formação de professores, as tecnologias Digitais e educativas e o cinema na educação. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961
10.20949/rhhj.v11i23.961
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v11i23.961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/961/474
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 302-313
1806-3993
10.20949/rhhj.v11i23
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289712001024