Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Luciana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cubas, Caroline Jaques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar as possibilidades e dificuldades de discussões ancoradas pela categoria gênero em aulas de história na Educação Básica. Para tanto, elencamos uma série de atividades produzidas e ministradas por bolsistas do Pibid cujo tema versava sobre gênero e história das mulheres. A partir dos relatos produzidos pelos bolsistas, referentes às suas experiências com turmas de 9o. ano, refletimos sobre os recortes de conteúdo trabalhados, sobre a receptividade e resistências das turmas no que concerne à proposta em questão e, finalmente, sobre a percepção e significados atribuídos às questões de gênero na trajetória dos próprios bolsistas de iniciação à docência. Para esta análise, nos apoiamos em debates acerca da categoria de gênero, em saberes concernentes à formação docente e no conceito de experiência.
id ANPUH-2_6d1355867cd7bc31d82d8b40b193c65a
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/308
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do PibidEnsino de história, gênero, formação docenteO objetivo deste artigo é problematizar as possibilidades e dificuldades de discussões ancoradas pela categoria gênero em aulas de história na Educação Básica. Para tanto, elencamos uma série de atividades produzidas e ministradas por bolsistas do Pibid cujo tema versava sobre gênero e história das mulheres. A partir dos relatos produzidos pelos bolsistas, referentes às suas experiências com turmas de 9o. ano, refletimos sobre os recortes de conteúdo trabalhados, sobre a receptividade e resistências das turmas no que concerne à proposta em questão e, finalmente, sobre a percepção e significados atribuídos às questões de gênero na trajetória dos próprios bolsistas de iniciação à docência. Para esta análise, nos apoiamos em debates acerca da categoria de gênero, em saberes concernentes à formação docente e no conceito de experiência.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCAPESRossato, LucianaCubas, Caroline Jaques2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/30810.20949/rhhj.v5i10.308Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 211-2301806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308/211Direitos autorais 2017 Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/308Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
title Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
spellingShingle Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
Rossato, Luciana
Ensino de história, gênero, formação docente
title_short Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
title_full Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
title_fullStr Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
title_full_unstemmed Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
title_sort Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
author Rossato, Luciana
author_facet Rossato, Luciana
Cubas, Caroline Jaques
author_role author
author2 Cubas, Caroline Jaques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Luciana
Cubas, Caroline Jaques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história, gênero, formação docente
topic Ensino de história, gênero, formação docente
description O objetivo deste artigo é problematizar as possibilidades e dificuldades de discussões ancoradas pela categoria gênero em aulas de história na Educação Básica. Para tanto, elencamos uma série de atividades produzidas e ministradas por bolsistas do Pibid cujo tema versava sobre gênero e história das mulheres. A partir dos relatos produzidos pelos bolsistas, referentes às suas experiências com turmas de 9o. ano, refletimos sobre os recortes de conteúdo trabalhados, sobre a receptividade e resistências das turmas no que concerne à proposta em questão e, finalmente, sobre a percepção e significados atribuídos às questões de gênero na trajetória dos próprios bolsistas de iniciação à docência. Para esta análise, nos apoiamos em debates acerca da categoria de gênero, em saberes concernentes à formação docente e no conceito de experiência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308
10.20949/rhhj.v5i10.308
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i10.308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308/211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 211-230
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i10
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288917180416