Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar as possibilidades e dificuldades de discussões ancoradas pela categoria gênero em aulas de história na Educação Básica. Para tanto, elencamos uma série de atividades produzidas e ministradas por bolsistas do Pibid cujo tema versava sobre gênero e história das mulheres. A partir dos relatos produzidos pelos bolsistas, referentes às suas experiências com turmas de 9o. ano, refletimos sobre os recortes de conteúdo trabalhados, sobre a receptividade e resistências das turmas no que concerne à proposta em questão e, finalmente, sobre a percepção e significados atribuídos às questões de gênero na trajetória dos próprios bolsistas de iniciação à docência. Para esta análise, nos apoiamos em debates acerca da categoria de gênero, em saberes concernentes à formação docente e no conceito de experiência. |
id |
ANPUH-2_6d1355867cd7bc31d82d8b40b193c65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/308 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do PibidEnsino de história, gênero, formação docenteO objetivo deste artigo é problematizar as possibilidades e dificuldades de discussões ancoradas pela categoria gênero em aulas de história na Educação Básica. Para tanto, elencamos uma série de atividades produzidas e ministradas por bolsistas do Pibid cujo tema versava sobre gênero e história das mulheres. A partir dos relatos produzidos pelos bolsistas, referentes às suas experiências com turmas de 9o. ano, refletimos sobre os recortes de conteúdo trabalhados, sobre a receptividade e resistências das turmas no que concerne à proposta em questão e, finalmente, sobre a percepção e significados atribuídos às questões de gênero na trajetória dos próprios bolsistas de iniciação à docência. Para esta análise, nos apoiamos em debates acerca da categoria de gênero, em saberes concernentes à formação docente e no conceito de experiência.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCAPESRossato, LucianaCubas, Caroline Jaques2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/30810.20949/rhhj.v5i10.308Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 211-2301806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308/211Direitos autorais 2017 Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/308Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
title |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
spellingShingle |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid Rossato, Luciana Ensino de história, gênero, formação docente |
title_short |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
title_full |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
title_fullStr |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
title_full_unstemmed |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
title_sort |
Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid |
author |
Rossato, Luciana |
author_facet |
Rossato, Luciana Cubas, Caroline Jaques |
author_role |
author |
author2 |
Cubas, Caroline Jaques |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossato, Luciana Cubas, Caroline Jaques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história, gênero, formação docente |
topic |
Ensino de história, gênero, formação docente |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar as possibilidades e dificuldades de discussões ancoradas pela categoria gênero em aulas de história na Educação Básica. Para tanto, elencamos uma série de atividades produzidas e ministradas por bolsistas do Pibid cujo tema versava sobre gênero e história das mulheres. A partir dos relatos produzidos pelos bolsistas, referentes às suas experiências com turmas de 9o. ano, refletimos sobre os recortes de conteúdo trabalhados, sobre a receptividade e resistências das turmas no que concerne à proposta em questão e, finalmente, sobre a percepção e significados atribuídos às questões de gênero na trajetória dos próprios bolsistas de iniciação à docência. Para esta análise, nos apoiamos em debates acerca da categoria de gênero, em saberes concernentes à formação docente e no conceito de experiência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308 10.20949/rhhj.v5i10.308 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v5i10.308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/308/211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 211-230 1806-3993 10.20949/rhhj.v5i10 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288917180416 |