A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos. |
id |
ANPUH-2_7469ad145ef3c375ccad77e9b45fbe88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/550 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicasEnsino de história; Foto-conceito; AprendizagemEste artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMalverdes, Clara ZandomenicoSalim, Maria Alayde Alcântara2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/55010.20949/rhhj.v9i17.550Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 187-2081806-399310.20949/rhhj.v9i17reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550/347https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/550/21310.20949/rhhj.v9i17.550.s213Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salimhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T20:40:41Zoai:rhhj.anpuh.org:article/550Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-11-16T20:40:41Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
title |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
spellingShingle |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas Malverdes, Clara Zandomenico Ensino de história; Foto-conceito; Aprendizagem |
title_short |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
title_full |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
title_fullStr |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
title_sort |
A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas |
author |
Malverdes, Clara Zandomenico |
author_facet |
Malverdes, Clara Zandomenico Salim, Maria Alayde Alcântara |
author_role |
author |
author2 |
Salim, Maria Alayde Alcântara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malverdes, Clara Zandomenico Salim, Maria Alayde Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história; Foto-conceito; Aprendizagem |
topic |
Ensino de história; Foto-conceito; Aprendizagem |
description |
Este artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550 10.20949/rhhj.v9i17.550 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v9i17.550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550/347 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/550/213 10.20949/rhhj.v9i17.550.s213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 187-208 1806-3993 10.20949/rhhj.v9i17 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289444614144 |