A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malverdes, Clara Zandomenico
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Salim, Maria Alayde Alcântara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.  Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos.
id ANPUH-2_7469ad145ef3c375ccad77e9b45fbe88
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/550
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicasEnsino de história; Foto-conceito; AprendizagemEste artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.  Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMalverdes, Clara ZandomenicoSalim, Maria Alayde Alcântara2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/55010.20949/rhhj.v9i17.550Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 187-2081806-399310.20949/rhhj.v9i17reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550/347https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/550/21310.20949/rhhj.v9i17.550.s213Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salimhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T20:40:41Zoai:rhhj.anpuh.org:article/550Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-11-16T20:40:41Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
title A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
spellingShingle A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
Malverdes, Clara Zandomenico
Ensino de história; Foto-conceito; Aprendizagem
title_short A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
title_full A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
title_fullStr A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
title_full_unstemmed A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
title_sort A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas
author Malverdes, Clara Zandomenico
author_facet Malverdes, Clara Zandomenico
Salim, Maria Alayde Alcântara
author_role author
author2 Salim, Maria Alayde Alcântara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Malverdes, Clara Zandomenico
Salim, Maria Alayde Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história; Foto-conceito; Aprendizagem
topic Ensino de história; Foto-conceito; Aprendizagem
description Este artigo propõe uma reflexão a respeito de questões sobre a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.  Neste trabalho abordamos o ensino de História nesta etapa da aprendizagem considerando sua relevância para a formação de uma consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social. Para tanto analisamos a aplicabilidade, em uma escola da rede pública de ensino do município da Serra-ES, de uma metodologia de ensino chamada “Imaginando” que consiste na utilização de imagens produzidas por alunos para representar conceitos trabalhados em sala de aula, com intuito de produzir um conhecimento individual e compreensão do conteúdo proposto. Tendo como metodologia do trabalho a pesquisa participante, abordamos o conceito de tempo, reconhecido como objeto de estudo da história e de importância fundamental na construção do conhecimento histórico. No contexto investigado constata-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica para o trabalho pedagógica, focalizando suas possibilidades para a organização dos conceitos e a compreensão dos conteúdos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550
10.20949/rhhj.v9i17.550
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v9i17.550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/550/347
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/550/213
10.20949/rhhj.v9i17.550.s213
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 187-208
1806-3993
10.20949/rhhj.v9i17
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289444614144