Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/577 |
Resumo: | As narrativas sobre a regionalidade emergem de forma mais evidente em contextos de pretensa diferenciação frente às tendências de padronização cultural. As identidades envolvidas nesses discursos se refletem em diversos aspectos da sociedade, desde projetos de formatação turística até os espaços educacionais. Nesse texto, buscamos compreender a influência dessas narrativas nas ideias históricas construídas por estudantes ao chegarem à etapa final do Ensino Fundamental (9º Ano), em uma região específica situada na porção centro-leste do estado do Rio Grande do Sul: o Vale do Taquari. A partir de referenciais teóricos e metodológicos da Educação Histórica, analisamos as narrativas de 542 estudantes sobre a história do lugar onde vivem, construindo quatro categorias de interpretação das ideias presentes nessas elaborações: presentista, etnocentrada, multicultural e intercultural. |
id |
ANPUH-2_7a005a88f03edb6cb1257bafad29fc17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/577 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RSEducação Histórica; Ensino de História; Educação.As narrativas sobre a regionalidade emergem de forma mais evidente em contextos de pretensa diferenciação frente às tendências de padronização cultural. As identidades envolvidas nesses discursos se refletem em diversos aspectos da sociedade, desde projetos de formatação turística até os espaços educacionais. Nesse texto, buscamos compreender a influência dessas narrativas nas ideias históricas construídas por estudantes ao chegarem à etapa final do Ensino Fundamental (9º Ano), em uma região específica situada na porção centro-leste do estado do Rio Grande do Sul: o Vale do Taquari. A partir de referenciais teóricos e metodológicos da Educação Histórica, analisamos as narrativas de 542 estudantes sobre a história do lugar onde vivem, construindo quatro categorias de interpretação das ideias presentes nessas elaborações: presentista, etnocentrada, multicultural e intercultural.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilNicolini, Cristiano2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/57710.20949/rhhj.v9i18.577Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 303-3231806-399310.20949/rhhj.v9i18reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/577/375https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/577/22510.20949/rhhj.v9i18.577.s225Direitos autorais 2020 Cristiano Nicolinihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T15:53:42Zoai:rhhj.anpuh.org:article/577Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-01-04T15:53:42Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
title |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
spellingShingle |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS Nicolini, Cristiano Educação Histórica; Ensino de História; Educação. |
title_short |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
title_full |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
title_fullStr |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
title_full_unstemmed |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
title_sort |
Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS |
author |
Nicolini, Cristiano |
author_facet |
Nicolini, Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolini, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica; Ensino de História; Educação. |
topic |
Educação Histórica; Ensino de História; Educação. |
description |
As narrativas sobre a regionalidade emergem de forma mais evidente em contextos de pretensa diferenciação frente às tendências de padronização cultural. As identidades envolvidas nesses discursos se refletem em diversos aspectos da sociedade, desde projetos de formatação turística até os espaços educacionais. Nesse texto, buscamos compreender a influência dessas narrativas nas ideias históricas construídas por estudantes ao chegarem à etapa final do Ensino Fundamental (9º Ano), em uma região específica situada na porção centro-leste do estado do Rio Grande do Sul: o Vale do Taquari. A partir de referenciais teóricos e metodológicos da Educação Histórica, analisamos as narrativas de 542 estudantes sobre a história do lugar onde vivem, construindo quatro categorias de interpretação das ideias presentes nessas elaborações: presentista, etnocentrada, multicultural e intercultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/577 10.20949/rhhj.v9i18.577 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/577 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v9i18.577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/577/375 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/577/225 10.20949/rhhj.v9i18.577.s225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Cristiano Nicolini http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Cristiano Nicolini http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 303-323 1806-3993 10.20949/rhhj.v9i18 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288181080064 |