Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolini, Cristiano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066
Resumo: Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica.
id UFPE-3_722a366dd80b093494e27d9516019f6a
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251066
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, BrasilEducação históricaExplicação históricaNarrativas.Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica.Universidade Federal de Pernambuco2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25106610.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-252525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066/40772Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessNicolini, CristianoSilva, Maria da Conceição2024-04-03T19:33:23Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251066Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:33:23Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
title Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
spellingShingle Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
Nicolini, Cristiano
Educação histórica
Explicação histórica
Narrativas.
title_short Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
title_full Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
title_fullStr Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
title_full_unstemmed Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
title_sort Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
author Nicolini, Cristiano
author_facet Nicolini, Cristiano
Silva, Maria da Conceição
author_role author
author2 Silva, Maria da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolini, Cristiano
Silva, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Explicação histórica
Narrativas.
topic Educação histórica
Explicação histórica
Narrativas.
description Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066
10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066/40772
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112461905920