Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16 |
Resumo: | A institucionalização do ensino de história da África e de cultura afro-brasileira nas escolas abriu caminho para o debate acerca da inserção desses conteúdos nos currículos de história. O precedente levouos historiadores a se perguntarem sobre o conteúdo e o ensino dessa história e da cultura produzida pelos povos africanos e por seus descendentes. Este texto é estruturado com base em duas possibilidadesmetodológicas para esse ensino: a diáspora e as comunidades quilombolas. Apresentamos elementos para uma metodologia e uma didática do ensino de história que considerem as experiências diaspóricasdas populações negras e o espaço do quilombo como local de recriação cultural de elementos africanos. Analisamos o percurso histórico que culminou na institucionalização desse ensino e alguns elementos relacionados a esses conteúdos. |
id |
ANPUH-2_8304a592cc72a09d32b2e258192b707a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/16 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileiraA institucionalização do ensino de história da África e de cultura afro-brasileira nas escolas abriu caminho para o debate acerca da inserção desses conteúdos nos currículos de história. O precedente levouos historiadores a se perguntarem sobre o conteúdo e o ensino dessa história e da cultura produzida pelos povos africanos e por seus descendentes. Este texto é estruturado com base em duas possibilidadesmetodológicas para esse ensino: a diáspora e as comunidades quilombolas. Apresentamos elementos para uma metodologia e uma didática do ensino de história que considerem as experiências diaspóricasdas populações negras e o espaço do quilombo como local de recriação cultural de elementos africanos. Analisamos o percurso histórico que culminou na institucionalização desse ensino e alguns elementos relacionados a esses conteúdos.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2017-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1610.20949/rhhj.v1i1.16Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 193-215Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 193-215Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 193-2151806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16/20Copyright (c) 2017 Maria Walburga Santos, Ana Cristina Juvenal Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria WalburgaCruz, Ana Cristina Juvenal2023-06-02T14:55:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/16Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:55:54Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
title |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
spellingShingle |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira Santos, Maria Walburga |
title_short |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
title_full |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
title_fullStr |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
title_full_unstemmed |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
title_sort |
Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira |
author |
Santos, Maria Walburga |
author_facet |
Santos, Maria Walburga Cruz, Ana Cristina Juvenal |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Ana Cristina Juvenal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Walburga Cruz, Ana Cristina Juvenal |
description |
A institucionalização do ensino de história da África e de cultura afro-brasileira nas escolas abriu caminho para o debate acerca da inserção desses conteúdos nos currículos de história. O precedente levouos historiadores a se perguntarem sobre o conteúdo e o ensino dessa história e da cultura produzida pelos povos africanos e por seus descendentes. Este texto é estruturado com base em duas possibilidadesmetodológicas para esse ensino: a diáspora e as comunidades quilombolas. Apresentamos elementos para uma metodologia e uma didática do ensino de história que considerem as experiências diaspóricasdas populações negras e o espaço do quilombo como local de recriação cultural de elementos africanos. Analisamos o percurso histórico que culminou na institucionalização desse ensino e alguns elementos relacionados a esses conteúdos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16 10.20949/rhhj.v1i1.16 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v1i1.16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Walburga Santos, Ana Cristina Juvenal Cruz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Walburga Santos, Ana Cristina Juvenal Cruz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 193-215 Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 193-215 Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 193-215 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287181787136 |