Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
DOI: 10.20949/rhhj.v8i16.543
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543
Resumo: O texto tem como foco o trabalho educativo do Museu Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa entre o desafio de expor memórias ou instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas procuram caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado a partir das últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015.
id ANPUH-2_8f190a9b9af1cc07c0f668e3a228dbca
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/543
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
spelling Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricasO texto tem como foco o trabalho educativo do Museu Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa entre o desafio de expor memórias ou instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas procuram caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado a partir das últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilGil, Carmem Zeli de Vargas2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/54310.20949/rhhj.v8i16.543Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 279-3031806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543/326https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/543/21210.20949/rhhj.v8i16.543.s212Direitos autorais 2020 Carmem Zeli de Vargas Gilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/543Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
title Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
spellingShingle Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Gil, Carmem Zeli de Vargas
title_short Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
title_full Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
title_fullStr Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
title_full_unstemmed Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
title_sort Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.none.fl_str_mv
description O texto tem como foco o trabalho educativo do Museu Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa entre o desafio de expor memórias ou instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas procuram caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado a partir das últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543
10.20949/rhhj.v8i16.543
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543/326
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/543/212
10.20949/rhhj.v8i16.543.s212
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Carmem Zeli de Vargas Gil
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Carmem Zeli de Vargas Gil
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 279-303
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i16
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1822180461586153472
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.543