Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
DOI: | 10.20949/rhhj.v8i16.543 |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543 |
Resumo: | O texto tem como foco o trabalho educativo do Museu Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa entre o desafio de expor memórias ou instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas procuram caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado a partir das últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015. |
id |
ANPUH-2_8f190a9b9af1cc07c0f668e3a228dbca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/543 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
spelling |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricasO texto tem como foco o trabalho educativo do Museu Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa entre o desafio de expor memórias ou instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas procuram caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado a partir das últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilGil, Carmem Zeli de Vargas2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/54310.20949/rhhj.v8i16.543Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 279-3031806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543/326https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/543/21210.20949/rhhj.v8i16.543.s212Direitos autorais 2020 Carmem Zeli de Vargas Gilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/543Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
title |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
spellingShingle |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas Gil, Carmem Zeli de Vargas Gil, Carmem Zeli de Vargas |
title_short |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
title_full |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
title_fullStr |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
title_full_unstemmed |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
title_sort |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O texto tem como foco o trabalho educativo do Museu Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa entre o desafio de expor memórias ou instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas procuram caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado a partir das últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543 10.20949/rhhj.v8i16.543 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i16.543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/543/326 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/543/212 10.20949/rhhj.v8i16.543.s212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Carmem Zeli de Vargas Gil http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Carmem Zeli de Vargas Gil http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 279-303 1806-3993 10.20949/rhhj.v8i16 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1822180461586153472 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i16.543 |