Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211671 |
Resumo: | O artigo tem como foco o trabalho educativo do Museo Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa no desafio entre expor memórias e instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas buscam caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado nas últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015. |
id |
UFRGS-2_4d3cd61f2798f66b518ddcf3d84067b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211671 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Carmem Zeli de Vargas2020-07-10T03:41:33Z20191806-3993http://hdl.handle.net/10183/211671001114625O artigo tem como foco o trabalho educativo do Museo Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa no desafio entre expor memórias e instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas buscam caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado nas últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015.The article focuses on the educational work at the Museo Histórico Nacional (MHN) of Argentina, developed with schools during the year of 2015. In this sense, we analyze the choices that the Museum staff takes in order to accomplish its educational goals amid the challenge in exhibiting memoirs or inciting storytelling. The proposed reflection is based on the review of observations, interviews and a questionnaire with some of the teachers who took their students to the MHN. The findings attempt to distinguish how much the debate about museums and schools has been renewed in the last decades, under the theoretical developments on museology and a more socially driven education. The article is the result of postdoctoral studies developed at the Facultad de Filosofía y Letras of the Universidad de Buenos Aires, between March and November 2015.application/pdfporRevista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 8, n. 16 (jul./dez.2019), p. 279-303MuseuHistóriaMuseumHistory teachingSchoolPráticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricasEducational Practices at the Museo Histórico Nacional of Argentina: Exhibiting Memoires and Building Historiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114625.pdf.txt001114625.pdf.txtExtracted Texttext/plain58619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211671/2/001114625.pdf.txtcdb6c76dec5e3ff4db08094bf6cd78c5MD52ORIGINAL001114625.pdfTexto completoapplication/pdf1340264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211671/1/001114625.pdfdab2dd3653f45bdc9a2199e906bd039aMD5110183/2116712020-07-11 03:53:29.948634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211671Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-11T06:53:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational Practices at the Museo Histórico Nacional of Argentina: Exhibiting Memoires and Building Histories |
title |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
spellingShingle |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas Gil, Carmem Zeli de Vargas Museu História Museum History teaching School |
title_short |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
title_full |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
title_fullStr |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
title_full_unstemmed |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
title_sort |
Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina : exposição de memórias e construção de históricas |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu História |
topic |
Museu História Museum History teaching School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Museum History teaching School |
description |
O artigo tem como foco o trabalho educativo do Museo Histórico Nacional da Argentina (MHN), desenvolvido com escolas, durante o ano de 2015. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as escolhas do museu para efetivar sua proposta educativa no desafio entre expor memórias e instigar a produção de histórias. Observações, entrevistas e aplicação de um questionário com professores que acompanhavam seus alunos ao MHN são os documentos examinados para as reflexões aqui propostas. Ao final, as considerações apresentadas buscam caracterizar como o debate sobre museus e escola tem se renovado nas últimas décadas com os pressupostos teóricos da museologia e da educação de cunho mais social. O artigo é fruto dos estudos de pós-doutoramento desenvolvidos na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, entre março e novembro de 2015. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-10T03:41:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211671 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-3993 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114625 |
identifier_str_mv |
1806-3993 001114625 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 8, n. 16 (jul./dez.2019), p. 279-303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211671/2/001114625.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211671/1/001114625.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdb6c76dec5e3ff4db08094bf6cd78c5 dab2dd3653f45bdc9a2199e906bd039a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447716257333248 |