“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Elison
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81
Resumo: O artigo apresenta uma retomada do diálogocom depoimentos realizados para apesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidadede Campinas (Unicamp). Centro a discussãonas relações desenvolvidas entreos professores recém-graduados que chegamàs escolas e aqueles que lá estão.Com base nas falas dos professores, foipossível captar elementos que vão alémda ideia de formar professores – há umfazer-se professor. Nesse sentido, constitui-se um emaranhado de relações quandoos professores interagem com diferentes sujeitos, como os professores da graduação, da escola, com os alunos,pais, professores e direções das escolas. Apesquisa possibilitou perceber que, aonarrar suas memórias e experiências, osdepoentes tornam-se sujeitos, passam ater novamente a capacidade de ser autoresde suas práticas.
id ANPUH-2_915868659d053999fde5e25e3de2c49d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/81
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreiraO artigo apresenta uma retomada do diálogocom depoimentos realizados para apesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidadede Campinas (Unicamp). Centro a discussãonas relações desenvolvidas entreos professores recém-graduados que chegamàs escolas e aqueles que lá estão.Com base nas falas dos professores, foipossível captar elementos que vão alémda ideia de formar professores – há umfazer-se professor. Nesse sentido, constitui-se um emaranhado de relações quandoos professores interagem com diferentes sujeitos, como os professores da graduação, da escola, com os alunos,pais, professores e direções das escolas. Apesquisa possibilitou perceber que, aonarrar suas memórias e experiências, osdepoentes tornam-se sujeitos, passam ater novamente a capacidade de ser autoresde suas práticas.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/8110.20949/rhhj.v2i3.81Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-2811806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81/66Copyright (c) 2017 Elison Paiminfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Elison2023-06-02T15:00:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/81Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T15:00:12Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
title “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
spellingShingle “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
Paim, Elison
title_short “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
title_full “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
title_fullStr “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
title_full_unstemmed “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
title_sort “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
author Paim, Elison
author_facet Paim, Elison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Elison
description O artigo apresenta uma retomada do diálogocom depoimentos realizados para apesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidadede Campinas (Unicamp). Centro a discussãonas relações desenvolvidas entreos professores recém-graduados que chegamàs escolas e aqueles que lá estão.Com base nas falas dos professores, foipossível captar elementos que vão alémda ideia de formar professores – há umfazer-se professor. Nesse sentido, constitui-se um emaranhado de relações quandoos professores interagem com diferentes sujeitos, como os professores da graduação, da escola, com os alunos,pais, professores e direções das escolas. Apesquisa possibilitou perceber que, aonarrar suas memórias e experiências, osdepoentes tornam-se sujeitos, passam ater novamente a capacidade de ser autoresde suas práticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81
10.20949/rhhj.v2i3.81
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i3.81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81/66
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Elison Paim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Elison Paim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281
Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281
Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287227924480