“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81 |
Resumo: | O artigo apresenta uma retomada do diálogocom depoimentos realizados para apesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidadede Campinas (Unicamp). Centro a discussãonas relações desenvolvidas entreos professores recém-graduados que chegamàs escolas e aqueles que lá estão.Com base nas falas dos professores, foipossível captar elementos que vão alémda ideia de formar professores – há umfazer-se professor. Nesse sentido, constitui-se um emaranhado de relações quandoos professores interagem com diferentes sujeitos, como os professores da graduação, da escola, com os alunos,pais, professores e direções das escolas. Apesquisa possibilitou perceber que, aonarrar suas memórias e experiências, osdepoentes tornam-se sujeitos, passam ater novamente a capacidade de ser autoresde suas práticas. |
id |
ANPUH-2_915868659d053999fde5e25e3de2c49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/81 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreiraO artigo apresenta uma retomada do diálogocom depoimentos realizados para apesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidadede Campinas (Unicamp). Centro a discussãonas relações desenvolvidas entreos professores recém-graduados que chegamàs escolas e aqueles que lá estão.Com base nas falas dos professores, foipossível captar elementos que vão alémda ideia de formar professores – há umfazer-se professor. Nesse sentido, constitui-se um emaranhado de relações quandoos professores interagem com diferentes sujeitos, como os professores da graduação, da escola, com os alunos,pais, professores e direções das escolas. Apesquisa possibilitou perceber que, aonarrar suas memórias e experiências, osdepoentes tornam-se sujeitos, passam ater novamente a capacidade de ser autoresde suas práticas.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/8110.20949/rhhj.v2i3.81Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-2811806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81/66Copyright (c) 2017 Elison Paiminfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Elison2023-06-02T15:00:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/81Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T15:00:12Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
title |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
spellingShingle |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira Paim, Elison |
title_short |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
title_full |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
title_fullStr |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
title_full_unstemmed |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
title_sort |
“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira |
author |
Paim, Elison |
author_facet |
Paim, Elison |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Elison |
description |
O artigo apresenta uma retomada do diálogocom depoimentos realizados para apesquisa de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidadede Campinas (Unicamp). Centro a discussãonas relações desenvolvidas entreos professores recém-graduados que chegamàs escolas e aqueles que lá estão.Com base nas falas dos professores, foipossível captar elementos que vão alémda ideia de formar professores – há umfazer-se professor. Nesse sentido, constitui-se um emaranhado de relações quandoos professores interagem com diferentes sujeitos, como os professores da graduação, da escola, com os alunos,pais, professores e direções das escolas. Apesquisa possibilitou perceber que, aonarrar suas memórias e experiências, osdepoentes tornam-se sujeitos, passam ater novamente a capacidade de ser autoresde suas práticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81 10.20949/rhhj.v2i3.81 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i3.81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/81/66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Elison Paim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Elison Paim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281 Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281 Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 269-281 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287227924480 |