História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos de Azevedo, Patricia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197
Resumo: O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sociocultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas.
id ANPUH-2_9563ace09bb099dbf34dada04849da00
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/197
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino FundamentalO presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sociocultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19710.20949/rhhj.v4i8.197Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-801806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197/142Copyright (c) 2017 Patricia Bastos de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos de Azevedo, Patricia2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/197Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
title História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
Bastos de Azevedo, Patricia
title_short História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
title_full História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
title_sort História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
author Bastos de Azevedo, Patricia
author_facet Bastos de Azevedo, Patricia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos de Azevedo, Patricia
description O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sociocultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197
10.20949/rhhj.v4i8.197
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197/142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Patricia Bastos de Azevedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Patricia Bastos de Azevedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80
Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80
Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287608557568