História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sociocultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. |
id |
ANPUH-2_9563ace09bb099dbf34dada04849da00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/197 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino FundamentalO presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sociocultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19710.20949/rhhj.v4i8.197Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-801806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197/142Copyright (c) 2017 Patricia Bastos de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos de Azevedo, Patricia2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/197Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
title |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental Bastos de Azevedo, Patricia |
title_short |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental |
author |
Bastos de Azevedo, Patricia |
author_facet |
Bastos de Azevedo, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos de Azevedo, Patricia |
description |
O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sociocultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197 10.20949/rhhj.v4i8.197 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i8.197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/197/142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Patricia Bastos de Azevedo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Patricia Bastos de Azevedo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80 Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80 Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 57-80 1806-3993 10.20949/RHHJ reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287608557568 |