From Army Head-Quarters-School to the Forest School: Resistance in Isael Maxacali’s Cinema
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758 |
Resumo: | The article presents the indigenous filmmaker Isael Maxakali and his audio-visual production, especially his 2016 documentary Grin. The film retrieves memories about the formation of the Guarda Rural Indígena (GRIN), during the military dictatorship, with narratives of testimony of the violence suffered by relatives. In this sense, the author seeks to bring the power of resistance that pulsates in his films. In August 2020, Isael won the Pipa award for the film Yãmîy about Maxakali’s ontology. With the award, the artist will put into practice the “Escola-Floresta” (Forest School) project. The project is a strategy for valuing and strengthening traditional knowledge, protecting fauna and flora and training young artists. |
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From Army Head-Quarters-School to the Forest School: Resistance in Isael Maxacali’s CinemaO ensino de História e os desafios para a promoção de uma educação antirracistaIsael Maxakaliditadura militarpatrimônios difíceisIsael Maxakalimilitary dictatorshipheritage difficultThe article presents the indigenous filmmaker Isael Maxakali and his audio-visual production, especially his 2016 documentary Grin. The film retrieves memories about the formation of the Guarda Rural Indígena (GRIN), during the military dictatorship, with narratives of testimony of the violence suffered by relatives. In this sense, the author seeks to bring the power of resistance that pulsates in his films. In August 2020, Isael won the Pipa award for the film Yãmîy about Maxakali’s ontology. With the award, the artist will put into practice the “Escola-Floresta” (Forest School) project. The project is a strategy for valuing and strengthening traditional knowledge, protecting fauna and flora and training young artists.Este artigo apresenta-se como uma revisão bibliográfica com foco nas obras e autores que abordam a discussão temática acerca da promoção de uma educação antirracista no espaço escolar, com destaque para o componente curricular da disciplina História. Nesse sentido, apontamos, nesta pesquisa, a relevância do movimento negro brasileiro para a instituição de pareceres legais no que tange a atuação de um ensino que tenha os grupos de diversidade étnica como destaques nos manuais didáticos e paradidáticos. Diante disso, mediante o conhecimento dos respectivos dispositivos legislativos, compete-nos subsidiar propostas que propiciem uma educação direcionada à diminuição das desigualdades, neste caso, a partir de um viés emancipatório ao destacar a potencialidade histórica e cultural de afro-brasileiros. Para tanto, teceremos discussões a partir de Guimarães (2012); Gomes (2005; 2013); Ribeiro (2019); Lacerda (2018) e; Munanga (2005), no que se refere às disposições pedagógicas com vistas para a promoção de uma educação antirracista elencando os desafios possíveis a serem enfrentados e, assim, evidenciar qual perspectiva pedagógica e metodológica devida para a atuação docente. Para o cenário da História, enquanto disciplina escolar, Bittencourt (2011) e Bezerra (2013) apresentam contribuições significativas, a partir de um trabalho que tenha o estudo dos conceitos como metodologia norteadora. Em seguida, serão exemplificados os conceitos de raça e racismo, conforme nos aponta Lima (2019), como temáticas relevantes para o desenvolvimento e uso de possíveis sequências didáticas para o interior da escola, no que concerne à disciplina de História. Por fim, com a contribuição de Viana (2019), traremos a discussão da decolonialidade como perspectiva crítica para a didática docente atuando, assim, para fomentar, de forma qualitativa e emancipatória, a concepção de uma educação das relações etnicorraciais no ambiente escolar.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/75810.20949/rhhj.v10i20.758Revista História Hoje; Vol. 10 No. 20 (2021): Julho-Dezembro; 110-131Revista História Hoje; Vol. 10 Núm. 20 (2021): Julho-Dezembro; 110-131Revista História Hoje; v. 10 n. 20 (2021): Julho-Dezembro; 110-1311806-399310.20949/rhhj.v10i20reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/758/406Copyright (c) 2021 Karulliny Silverol Siqueira, Mauro Roberto Fonseca Diashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilverol Siqueira, KarullinyFonseca Dias, Mauro Roberto2023-06-08T20:06:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/758Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-08T20:06:10Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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