Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Helena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/233
Resumo: O desenvolvimento, de forma sistemática e segundo critérios metodológicos, de atividades educativas relacionadas com património carece de discussão sobre práticas consistentes de Educação Patrimonial em articulação com reflexão sobre pesquisa existente em Educação Histórica. A par da sensibilização para a salvaguarda do património, os professores podem realizar práticas promovendo a interpretação de fontes diversas – nomeadamente objetos em contexto de centros históricos – encorajando os alunos a questioná-las de forma crítica e progressivamente mais complexa. Apresenta-se um estudo de natureza qualitativa, que investigou como alunos portugueses (de 7º e 10º ano) inferem a partir de objetos/edifícios durante um percurso no centro histórico de Guimarães, Portugal, em atividade educativa, com seus professores de História. A análise de dados sugeriu diversos perfis conceptuais quanto ao modo como os alunos dão sentido ao património, e como eles e seus professores entendem a relação dialógica entre passado, presente e futuro, que caracteriza a consciência histórica.
id ANPUH-2_b0a5504b11c492d68df9c388431bb86f
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/233
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e PatrimonialEducação; Ensino de HistóriaO desenvolvimento, de forma sistemática e segundo critérios metodológicos, de atividades educativas relacionadas com património carece de discussão sobre práticas consistentes de Educação Patrimonial em articulação com reflexão sobre pesquisa existente em Educação Histórica. A par da sensibilização para a salvaguarda do património, os professores podem realizar práticas promovendo a interpretação de fontes diversas – nomeadamente objetos em contexto de centros históricos – encorajando os alunos a questioná-las de forma crítica e progressivamente mais complexa. Apresenta-se um estudo de natureza qualitativa, que investigou como alunos portugueses (de 7º e 10º ano) inferem a partir de objetos/edifícios durante um percurso no centro histórico de Guimarães, Portugal, em atividade educativa, com seus professores de História. A análise de dados sugeriu diversos perfis conceptuais quanto ao modo como os alunos dão sentido ao património, e como eles e seus professores entendem a relação dialógica entre passado, presente e futuro, que caracteriza a consciência histórica.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (Referência FCT: uID 04059), no Grupo de Investigação “Memória, Património e Construção de Identidades”.Pinto, Helena2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/23310.20949/rhhj.v5i9.233Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 49-751806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/233/173Direitos autorais 2017 Helena Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/233Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
title Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
spellingShingle Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
Pinto, Helena
Educação; Ensino de História
title_short Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
title_full Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
title_fullStr Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
title_full_unstemmed Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
title_sort Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial
author Pinto, Helena
author_facet Pinto, Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (Referência FCT: uID 04059), no Grupo de Investigação “Memória, Património e Construção de Identidades”.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de História
topic Educação; Ensino de História
description O desenvolvimento, de forma sistemática e segundo critérios metodológicos, de atividades educativas relacionadas com património carece de discussão sobre práticas consistentes de Educação Patrimonial em articulação com reflexão sobre pesquisa existente em Educação Histórica. A par da sensibilização para a salvaguarda do património, os professores podem realizar práticas promovendo a interpretação de fontes diversas – nomeadamente objetos em contexto de centros históricos – encorajando os alunos a questioná-las de forma crítica e progressivamente mais complexa. Apresenta-se um estudo de natureza qualitativa, que investigou como alunos portugueses (de 7º e 10º ano) inferem a partir de objetos/edifícios durante um percurso no centro histórico de Guimarães, Portugal, em atividade educativa, com seus professores de História. A análise de dados sugeriu diversos perfis conceptuais quanto ao modo como os alunos dão sentido ao património, e como eles e seus professores entendem a relação dialógica entre passado, presente e futuro, que caracteriza a consciência histórica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/233
10.20949/rhhj.v5i9.233
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/233
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i9.233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/233/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Helena Pinto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Helena Pinto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 49-75
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i9
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288975900672