A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Helena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650
Resumo: No ensino de História, aspectos curriculares interdisciplinares relacionados com o uso do património cultural ou a problematização em torno do desenvolvimento de atitudes de tolerância, de respeito pela diferença e cooperação entre povos, necessitam de uma reflexão fundamentada e sistemática sobre concepções de alunos e professores em áreas centrais para a Educação Histórica, como a da interculturalidade. Com o objetivo de aprofundar, numa abordagem essencialmente qualitativa, a compreensão dos sentidos atribuídos por alunos e professores a fontes patrimoniais, em articulação com conceitos ligados à consciência histórica, nomeadamente os de identidade e de património, analisaram-se as concepções de alunos de 7.º ano e de 10.º ano de várias escolas do norte de Portugal, acerca da forma como interpretam fontes patrimoniais e, ainda, como os seus professores entendem o uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História, dada a sua relação com a interpretação como processo de construção de significado acerca do passado. Neste estudo registaram-se diferentes perfis de identidade consoante o padrão de pensamento, desde uma identidade local/nacional fundada nas origens, i.e. exclusiva, até uma identidade mais inclusiva e europeia/global. Os resultados do estudo permitem abrir possibilidades de novas formas de abordagem educativa relacionadas com a utilização do património como evidência histórica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial.
id UFPR-4_f64939dd555ecdf805d99df264b549bc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48650
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de HistóriaEducação; Educação Patrimonial; Ensino-Aprendizagem de HistóriaEducação Histórica e Patrimonial; Interculturalidade, Identidade; Consciência histórica. Ensino-Aprendizagem.Ciências Humanas: EducaçãoNo ensino de História, aspectos curriculares interdisciplinares relacionados com o uso do património cultural ou a problematização em torno do desenvolvimento de atitudes de tolerância, de respeito pela diferença e cooperação entre povos, necessitam de uma reflexão fundamentada e sistemática sobre concepções de alunos e professores em áreas centrais para a Educação Histórica, como a da interculturalidade. Com o objetivo de aprofundar, numa abordagem essencialmente qualitativa, a compreensão dos sentidos atribuídos por alunos e professores a fontes patrimoniais, em articulação com conceitos ligados à consciência histórica, nomeadamente os de identidade e de património, analisaram-se as concepções de alunos de 7.º ano e de 10.º ano de várias escolas do norte de Portugal, acerca da forma como interpretam fontes patrimoniais e, ainda, como os seus professores entendem o uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História, dada a sua relação com a interpretação como processo de construção de significado acerca do passado. Neste estudo registaram-se diferentes perfis de identidade consoante o padrão de pensamento, desde uma identidade local/nacional fundada nas origens, i.e. exclusiva, até uma identidade mais inclusiva e europeia/global. Os resultados do estudo permitem abrir possibilidades de novas formas de abordagem educativa relacionadas com a utilização do património como evidência histórica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial.UFPRCITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Referência FCT: uID 04059)Pinto, Helena2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 205-220Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 205-220Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 205-2201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650/31830https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650/32721Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:41:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/48650Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:41:56Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
title A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
spellingShingle A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
Pinto, Helena
Educação; Educação Patrimonial; Ensino-Aprendizagem de História
Educação Histórica e Patrimonial; Interculturalidade, Identidade; Consciência histórica. Ensino-Aprendizagem.
Ciências Humanas: Educação
title_short A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
title_full A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
title_fullStr A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
title_full_unstemmed A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
title_sort A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
author Pinto, Helena
author_facet Pinto, Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Referência FCT: uID 04059)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Patrimonial; Ensino-Aprendizagem de História
Educação Histórica e Patrimonial; Interculturalidade, Identidade; Consciência histórica. Ensino-Aprendizagem.
Ciências Humanas: Educação
topic Educação; Educação Patrimonial; Ensino-Aprendizagem de História
Educação Histórica e Patrimonial; Interculturalidade, Identidade; Consciência histórica. Ensino-Aprendizagem.
Ciências Humanas: Educação
description No ensino de História, aspectos curriculares interdisciplinares relacionados com o uso do património cultural ou a problematização em torno do desenvolvimento de atitudes de tolerância, de respeito pela diferença e cooperação entre povos, necessitam de uma reflexão fundamentada e sistemática sobre concepções de alunos e professores em áreas centrais para a Educação Histórica, como a da interculturalidade. Com o objetivo de aprofundar, numa abordagem essencialmente qualitativa, a compreensão dos sentidos atribuídos por alunos e professores a fontes patrimoniais, em articulação com conceitos ligados à consciência histórica, nomeadamente os de identidade e de património, analisaram-se as concepções de alunos de 7.º ano e de 10.º ano de várias escolas do norte de Portugal, acerca da forma como interpretam fontes patrimoniais e, ainda, como os seus professores entendem o uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História, dada a sua relação com a interpretação como processo de construção de significado acerca do passado. Neste estudo registaram-se diferentes perfis de identidade consoante o padrão de pensamento, desde uma identidade local/nacional fundada nas origens, i.e. exclusiva, até uma identidade mais inclusiva e europeia/global. Os resultados do estudo permitem abrir possibilidades de novas formas de abordagem educativa relacionadas com a utilização do património como evidência histórica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650/31830
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48650/32721
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 205-220
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 205-220
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 205-220
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895971692544